Câmara Municipal homenageia centenário da fundação da Igreja Assembléia de Deus

Câmara Municipal de São Luís realizou, ontem (08), um painel sobre “O papel da Igreja Assembléia de Deus na sociedade ludovicense nos 100 anos de sua fundação”, com o objetivo de comemorar o transcurso da data no próximo dia 18. A proposição do painel foi de iniciativa do vereador Vieira Lima (PPS). Considerada a maior igreja protestante em solo brasileiro e o maior movimento pentecostal do mundo, a Igreja Evangélica Assembléia de Deus desenvolve um calendário de eventos comemorativos - iniciado no último trimestre do ano passado, que atingirá o ápice no dia exato de sua fundação.

Compuseram a mesa da solenidade: o presidente do Campo Tirical, pr. Joaci Almeida Costa; o presidente do Campo Cohatrac, pr. Joais Albuquerque; o presidente do Campo Calhau, pr. Mizael Rocha, e o historiador e presidente da Assembléia de Deus em Santa Inês, pr. Raifran Batista.

Vindos dos Estados Unidos da América, onde conheceram a doutrina e vivenciaram a experiência do poder pentecostal, os missionários suecos, Daniel Berg e Gunnar Vingre, desembarcaram no Brasil em 19 de novembro de 1910. Estabeleceram-se no Pará, onde passaram os primeiros meses aprendendo a língua portuguesa e congregando-se em uma pequena Igreja Batista. No dia 18 de junho de 1911, Berg e Vingre fundaram - na residência da primeira pessoa a receber o batismo com o Espírito Santo - A Missão da Fé Apostólica que, quando do seu registro, recebeu o nome de Igreja Evangélica Assembléia de Deus.

De acordo com o vereador Vieira Lima, a Assembléia de Deus em solo ludovicense, bem como a de todo o Maranhão, faz parte integral desse contexto, conseguindo fazer-se representar muito bem e colocar a presença do Evangelho no viés pentecostal no “ethos” do povo maranhense. “São Luís não seria São Luís sem as Assembléias de Deus, presentes em todos os seus bairros, dos mais nobres às periferias. A imagem das fachadas azul celeste percorre o mundo nas lembranças e registros produzidos pelos turistas, mesmo que não esteja entre os que oficialmente preparamos para vender a eles. Suas doutrinas e costumes estão, ainda que não integralmente, na consciência coletiva, todos sabem falar de como é esta Igreja”, afirmou o parlamentar. “A maior de todas as contribuições da Igreja para o nosso povo é mesmo a divulgação do Santo Evangelho de Cristo. Certamente as comemorações deste centenário da Igreja Evangélica Assembléia de Deus servirá de combustível especial para ela continuar crescendo e abençoando a nossa nação”, concluiu Vieira Lima.

Após o pronunciamento de Vieira Lima, foi a vez dos pastores, que integraram a mesa do painel, se manifestarem a respeito da história da Assembléia de Deus e dos preceitos de sua doutrina. Também discorreram sobre as atividades assistenciais da Igreja, a Fundação José Romão de Sousa - que, entre outros serviços, mantém a Rádio FM Esperança - e o Centro Social da Igreja em São Luís. Os vereadores e evangélicos, Rose Sales e Josué Pinheiro também discursaram sobre o assunto.

Saiba quando liga para o deputado play

O deputado Marcos Caldas (PRB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (7) para negar boatos, veiculados em alguns meios de comunicação, de que ele seria o principal envolvido no acidente, ocorrido na madrugada da última segunda-feira (6), na Avenida dos Holandeses, que vitimou duas pessoas.

O acusado de atropelar e matar Ednaldo da Silva Filho, 22 anos, e Mairon José da Silva Torres, 20, é o dono do restaurante Expand, Demócrito da Silva e Silva, 43 anos. Mairon era jogador das categorias de base do Sampaio Corrêa. O acidente aconteceu próximo ao Shopping do automóvel.

Em seu discurso, Marcos Caldas pediu que a imprensa fosse mais cautelosa ao divulgar certos tipos de informação. Ele lembrou que, por três vezes, foi o foco de boatos ventilados pelos veículos de comunicação. “No primeiro mandato disseram que eu tinha atropelado uma cachorra. Depois disseram que eu tinha apontado uma arma contra um segurança e que tinha atirado. Agora dizem que eu atropelei e matei dois jovens”, disse.

Para evitar outros tipos de transtornos, o parlamentar chegou a disponibilizar na tribuna o seu número de contato aos jornalistas. “Eu vou dar meu telefone aqui para que toda imprensa. Meu telefone é 8114 – 4444. Esse telefone eu não troco e nem desligo, atendo a todos, conhecendo ou não, a não ser que eu esteja dormindo, eu esteja comendo ou banhando ou amando aí nessas horas a gente não atende”, afirmou.

Então já sabem, se Marcos Caldas, também conhecido como Deputado “Play”, não atender ao telefone é porque certamente deve está dormindo, comendo, banhando ou amando.

Deu no blog de John Cutrim: Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde mostra que faltam médicos no único hospital entregue por Roseana

A governadora Roseana Sarney e o secretário de Saúde Ricardo Murad realizaram no último dia 31 um balanço do programa “Saúde é Vida”. Muito estardalhaço e uma estrutura cinematográfica para anunciarem que o saldo do programa até agora, lançado em 2009 e onde foram investidos quase R$ 530 milhões, pode ser contabilizado apenas com a entrega de um hospital – dos 72 prometidas – e de uma (Itaqui-Bacanga) das 10 UPAs.

Inaugurado pelo governo do Estado no dia 23 de junho do ano passado, o hospital de Lago dos Rodrigues foi o único entregue até agora dentro do ‘Programa Saúde é Vida’. E, apesar de divulgado como em pleno funcionamento, ele têm sido motivo de reclamação dos moradores do município.

Os pacientes da cidade reclamam da falta de médicos e de profissionais qualificados no quadro de funcionários do hospital, além da péssima qualidade do atendimento na casa de saúde.

Entre as especialidades contidas no cronograma do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do hospital da cidade (contém um total de 20 leitos), que tem uma população aproximada de oito mil habitantes, estariam Clínicas Médica e Cirúrgica, Pediatria e Obstetrícia. Mesmo aberto normalmente, os moradores afirmam que faltam médicos.

Os casos graves têm que ser encaminhados quase sempre para os distantes Socorrões de São Luís e o Regional de Presidente Dutra – construído no governo do Dr. Jackson Lago, com equipamentos modernos e atendimento de qualidade à época, atualmente com a falta de médicos e de materiais cirúrgicos. No hospital de Lago dos Rodrigues, segundo os moradores, existem apenas Clínicos Gerais para fazerem o atendimento de todos os casos.

Fato que pode ser constatado através do CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde). Nele, consta que no hospital de Lago dos Rodrigues só existem dois médicos cadastrados, um deles acumulando a Direção Clínica, com dedicação de apenas 10 horas semanais, e o outro com apenas 20 horas semanais para dedicação ao ambulatório (10h) e internação (10h). (clique na imagem para ampliar).

Cadastro do Hospital Estadual de Lago dos Rodrigues no CNES, Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde do DataSus (Min. Saúde)

Cadastro do Diretor Clínico do Hospital Estadual e do Centro de Saúde Pedro Paulo Cortez, que como médico atende com dedicação de 40 horas no primeiro e apenas 10 horas no segundo

Cadastro do segundo médico que atende no hospital de Lago dos Rodrigues e que disponibiliza apenas 10 horas para os pacientes ambulatoriais e outras 10 para pacientes internados

O CNES comprova ainda que o antigo Centro de Saúde, que era usado como hospital pela comunidade de Lago dos Rodrigues, possui exatamente a mesma quantidade de médicos do novo hospital inaugurado por Roseana na cidade. Por “coincidência”, as duas casas de saúde são dirigidas pelo mesmo médico, que atende no antigo hospital da prefeitura (Centro de Saúde Pedro Paulo Cortez) com uma carga de 40 horas semanais enquanto cumpre apenas 10 horas no hospital de Lago dos Rodrigues.

Se os outros 71 hospitais, caso sejam entregues por Roseana, entrarem com a mesma operacionalidade apontada pelo CNES, onde apenas dois médicos se dedicam somente 30 horas por semana, o ‘Saúde é Vida’ terá sido o maior engodo e programa de desperdício de dinheiro público deste governo, haja vista que em Lago dos Rodrigues os pacientes continuam saindo do município para os Socorrões de São Luís e as pensões em Teresina continuam superlotadas. Com informações do blog do SUS.

Deu na Folha. Procuradoria arquiva denúncia contra ministro Palocci

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, decidiu arquivar todas as representações que pediam abertura de inquérito contra o ministro Antônio Palocci (Casa Civil). Ele entendeu que não existem indícios concretos da prática de crime nem justa causa para investigar o caso.

Em um documento de 37 páginas, Gurgel afirmou que a legislação penal "não tipifica como crime a incompatibilidade entre o patrimônio e a renda declarada", referindo-se ao fato de seu patrimônio ter aumentado pelo menos 20 vezes de 2006 para 2010, como revelou reportagem da Folha.

Segundo o procurador, os partidos de oposição que propuseram as representações não apresentaram documentos que demonstrem a prática de crime.

"Não é possível concluir pela presença de indício idôneo de que a renda havida pelo representado [Palocci] como parlamentar, ou por intermédio da Projeto, adveio da prática de delitos nem que tenha usado do mandato de deputado federal para beneficiar eventuais clientes de sua empresa perante a administração pública", afirmou Gurgel em sua manifestação.

"Não existindo indícios de que o fato noticiado configure infração penal, é dever do Ministério Público recusar a instauração do procedimento investigatório".

De acordo com a manifestação, não há razão para que ocorra a quebra de sigilo fiscal ou bancário do ministro, que "somente legitima-se diante da existência de indícios concretos da prática de crime".

Roberto Gurgel ainda diz que não há "justa causa" para abrir investigação contra Palocci. "A instauração de inquérito representa inegável afronta aos princípios que norteiam a atividade persecutória do Estado, por absoluta ausência de justa causa", diz.

Palocci, entretanto, continua alvo de investigação preliminar no Ministério Público Federal de Brasília, pela suspeita de improbidade administrativa. Esse procedimento trata da parte cível, e não penal --por isso, pode ser tocado sem autorização do Supremo Tribunal Federal.


Alan Marques/Folhapress
Palocci recebe cumprimento do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que lhe desejou "fuerza"
Palocci recebe cumprimento do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que lhe desejou "fuerza"

PRESSÃO

Nesta segunda-feira (6), cresceu a pressão para que o ministro deixe o cargo. A Força Sindical, central ligada ao governista PDT, divulgou nota pedindo "afastamento imediato" do ministro.

No Congresso, a CPI proposta pela oposição também ganhou força hoje com a assinatura da senadora Ana Amélia (PP-RS), que faz parte da base aliada do governo Dilma. Com ela, a oposição reuniu até agora 20 das 27 assinaturas para que a comissão seja instalada no Senado.

Há também a promessa de mais uma assinatura, do senador Itamar Franco (PPS-MG), que está em tratamento em São Paulo depois de ser diagnosticado com leucemia.

Também parte da base aliada, o PCdoB divulgou nota em seu site em que exige do governo uma resolução rápida para o caso, aumentando ainda mais o "fogo-amigo" contra Palocci. No texto, o partido trata as suspeitas envolvendo o ministro da Casa Civil de "crise Palocci" e diz que o ministro não explicou "satisfatoriamente" sobre a multiplicação por 20 de seu patrimônio entre 2006 e 2010.

DILMA JÁ ACERTOU DEMISSÃO COM PALOCCI...


A presidente Dilma Rousseff e o chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, chegaram a acertar na segunda-feira (6) os termos de uma carta de demissão do ministro, mas a decisão final depende do impacto do arquivamento do pedido de abertura de investigação na Procuradoria-Geral da República, revela reportagem de Natuza Nery, Catia Seabra e Valdo Cruz na edição desta terça-feira da Folha (a íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL, empresa controlada pelo Grupo Folha, que edita a Folha).
Com isso, Palocci ganhou uma sobrevida no cargo, embora interlocutores da presidente avaliem como mais provável a saída do ministro.

Bombeiros e Policiais Militares ameaçam parar

Os policiais militares e os integrantes do Corpo de Bombeiros podem ser os próximos a paralisar as atividades no estado. Nesta terça-feira, 07, a categoria tem reunião marcada com representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) e Secretaria de Estado de Planejamento. O encontro ocorrerá às 13h na sede da SSP, na Vila Palmeira, onde serão expostos 16 itens de reivindicação debatidos durante reunião das duas categorias na semana passada. Caso as solicitações não sejam atendidas, bombeiros e policiais militares já sinalizaram pelo aquartelamento, que é a paralisação temporária das atividades.
Durante na semana passada, os dirigentes da Associação dos Servidores Públicos Militares do Estado do Maranhão (ASSEPMMA) queriam que a categoria fizesse uma reunião no início da noite de terça para analisar a contraproposta que for enviada pelo governo e decidir sobre a possibilidade de aquartelamento no dia seguinte. Contudo, em coro, os cerca de 250 membros presentes defenderam que a paralisação seja votada assim que o governo encerrar a reunião com a ASSEPMMA.

Eles decidiram que da sede da SSP, os militares e bombeiros andarão até o 9° Batalhão da Polícia Militar e lá farão a votação sobre o aquartelamento. Os participantes da reunião da semana passada se mostraram favoráveis à paralisação caso o governo não atenda às exigências das duas categorias. O foco das reivindicações é reformular o Plano de Cargos, Carreiras e Salários, incluindo a nivelação dos salários de Bombeiros e Militares com os salários da Polícia Civil. "A média recebida por um soldado é de R$ 2.028 e passaria para cerca de R$ 2.600, que é o valor bruto recebido por um policial civil", esclarece o diretor de assuntos políticos da ASSEPMMA pela PM, cabo Roberto Campos Filho. O pagamento de horas extras e de adicional noturno são outras bandeiras defendidas pelo movimento. "Há uma falta de sensibilidade em nos fornecer o que é de mais necessário. Temos uma jornada de trabalho exaustiva. Não estamos sendo tratados como homens trabalhadores e sim como animais", desabafou o diretor jurídico, sargento Aquino.