Garimpeiros Protestam em Brasília contra COOPERATIVA e empresa de Serra Pelada


Centenas dos mais de 40 mil garimpeiros de Serra Pelada estiveram em Brasília nesta terça-feira (12), para protestar contra o contrato de parceria firmado entre a COOMIGASP e uma empresa canadense a Colossus.
No Ministério de Minas e Energia os trabalhadores da jazida de Serra Pelada entregaram vários documentos e DVDS com várias denuncias ao secretario Edison Melo da Secretaria de Geologia Mineração e Transformação Mineral.
Eles ouviram do secretario que tudo que couber ao ministério ele vai acompanhar.
A Colossus segundo os garimpeiros teria apresentado em 2007 uma proposta em uma assembléia geral, de 49% de participação aos garimpeiros e 51% a empresa, mas em maio de 2010 foi assinado um contrato entre a Colossus e a COOMIGASP totalmente diferente, a participação dos garimpeiros caiu para 25% e da Colossus subiu para 75%, alem disso os garimpeiros denunciam outras irregularidades e abusos na Serra Pelada, entre os garimpeiros estava o vereador de Curiónopolis do Pará Paulo Higino.
À tarde os garimpeiros participaram de uma audiência publica no auditório Nereu Ramos na Câmara dos Deputados, para continuidade das discussões, mas o representante da Coomigasp não apareceu, assim também como representante do Ministério Publico, da Prefeitura de Curionopolis e da assembléia Legislativa do Pará.
Mesmo assim ouve a audiência com participação do Dr. Claudio Scliar diretor da Secretaria de Geologia Mineração e Transformação Mineral, do Ministério de Minas e Energia, que destacou a atenção que o Ministro Edison Lobão tem dado aos garimpeiros com vários projetos.
Também bem participaram da audiência: Walter Lins Arcoverde diretor de fiscalização do departamento nacional de produção mineral, Wellington Porfino Silva chefe da divisão de repressão a crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico do departamento da Policia Federal, dentre alguns deputados, como Maçal Filho (PMDB) MS relator da PEC 405-A/09 aprovada na Comissão nesta terça-feira, que trata da aposentadoria aos garimpeiros.
O deputado Zé Geraldo (PT) PA disse ser a favor dos maquinários no garimpo, mas contra a forma de distribuição de lucro.
O presidente da AGASP/BRASIL Tony Duarte garantiu que vai lutar para que os garimpeiros não fiquem no prejuízo e fique com os 49% de participação do lucro do garimpo.
No final da audiência, o deputado Arnaldo Jordy (PPS) PA autor do requerimento que fez com que acontecesse o evento, fez alguns encaminhamentos, entre eles que as assembléias realizadas pela COOMIGASP sejam acompanhadas, pelo Ministério Publico, Policia Federal, Ministério de Minas e Energia e outros Órgãos do Governo Federal.
Ficou acertado também que dentro de uns 15 dias será convocada uma reunião de trabalho na Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de desenvolvimento Regional, com participação de vários Órgãos do Governo e do Poder Judiciário para juntos com deputados fazerem uma visita a Serra Pelada e resolver os problemas dos garimpeiros.