Castelo inaugura Avenida Dr. Carlos Vasconcelos e abre nova opção de trânsito em São Luís

Com festa popular e atrações culturais, o prefeito de São Luís, João Castelo, inaugurou, no final da tarde de sábado (04), a Avenida Dr. Carlos Vasconcelos, nova opção de trânsito da cidade, que faz a ligação da Santos Dumont com a Guajajaras. Completamente pavimentada, sinalizada e iluminada, a via abre alternativas de tráfego para mais de dez bairros do entorno do São Cristóvão.

Além da construção da avenida, a Prefeitura de São Luís recuperou mais de dez ruas localizadas no entorno da nova via, totalizando intervenções numa extensão de cerca de quatro quilômetros. A obra foi concluída em 65 dias.

Visivelmente emocionado, durante o discurso, Castelo fez um balanço das obras executadas desde a sua posse na Prefeitura de São Luís. “Fico feliz porque estamos realizando obras que fazem a felicidade do nosso povo. E não vamos parar. Cada vez mais, o nosso trabalho será mais intenso, para resolver os problemas crônicos que, ao longo de décadas, acumularam-se nesta cidade”, disse o prefeito, que inaugurou a nova avenida, acompanhado de vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias e políticas.

Depois de destacar a importância da nova avenida, que possui 1.100 metros de extensão e que foi construída apenas com recursos do Orçamento da Prefeitura, Castelo foi enfático ao afirmar que São Luís está sendo transformada em um verdadeiro canteiro de obras.

“A partir de agora, o ritmo será cada vez mais acelerado porque, mesmo com parcos recursos, mas com muita determinação, vamos deixar São Luís com uma nova fisionomia, com um aspecto de nova metrópole. Com melhorias em toda a sua infraestrutura, e com um visual novo e atrativo, vamos deixar esta cidade preparada para as comemorações de seus 400 anos em 2012”, ressaltou o prefeito, em seu discurso, aplaudido por uma multidão que compareceu à festa de inauguração da nova avenida.

Nova opção de trânsito - Durante a solenidade, o médico veterinário Inácio Amorim, integrante do Comitê Pró-Cidadania da área do São Cristóvão, fez um discurso de agradecimento, em nome das lideranças comunitárias. “Estamos todos muito felizes hoje. Fomos esquecidos pelas administrações anteriores, mas, com João Castelo na Prefeitura, tudo começou a melhorar. Primeiro foi a recuperação da Santos Dumont, que estava há anos cheia de lama e intransitável, e agora é a abertura desta nova avenida, que traz benefícios para toda a nossa população”, enfatizou.

A solenidade contou também com a presença de familiares do homenageado, o médico pediatra Carlos Vasconcelos, que foi prefeito de São Luís no período de julho de 1954 a agosto de 1955. Carlos Vasconcelos Filho, falando em nome de sua família, agradeceu a homenagem póstuma prestada a seu pai.

Também participaram da solenidade de inauguração, a deputada estadual Gardênia Castelo (PSDB), o ex-vice-governador Pastor Luiz Carlos Porto, o comandante do 24º Batalhão de Caçadores, coronel Carlos Henrique Guedes, os vereadores Chico Viana, Josué Pinheiro, Barbosa Lages, Chaguinha, Antônio Garcês, Vieira Lima e João Batista Matos, além de dirigentes de diversas entidades comunitárias.

Etapas da obra - O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Marcos Aurélio Alves Freitas, disse que a nova avenida, construída num trecho que vai da rotatória da Guajajaras até o cruzamento com a Santos Dumont, contribui para a melhoria da infraestrutura viária de São Luís e representa uma importante opção para desafogar o trânsito no entorno do bairro São Cristóvão.

Segundo Marcos Aurélio Freitas, no trecho em que foram realizadas as obras, ocorreram intervenções de terraplanagem, drenagem e pavimentação com a colocação de sarjeta, meio-fio e a implantação de uma aduela (48 bueiras de 1,20 m de diâmetro).

A obra é uma espécie de prolongamento da Avenida Lourenço Vieira da Silva, desde a rotatória do Mix Matheus (antigo Alfa) até a Avenida Santos Dumont, passando pela Avenida Projetada, no conjunto Alameda dos Sonhos.

Para Marcos Aurélio Freitas, a nova avenida representa uma melhoria significativa no espaço urbano da capital maranhense. “São obras como esta que consolidam a imagem do prefeito João Castelo, como um homem público empreendedor, já que ele, desde que assumiu a Prefeitura de São Luís, trabalha determinado para que a nossa cidade tenha maior fluidez no trânsito, desta forma contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, ressaltou o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos.

A nova Santos Dumont - João Castelo inaugurou, no dia oito de setembro, no aniversário da cidade, a obra da nova Avenida Santos Dumont, totalmente pavimentada, sinalizada, iluminada e em condições de trafegabilidade ao longo dos seus 2.100 metros de extensão.

A triste imagem de esgoto a céu aberto, lama e crateras por todos os lados desapareceu e deu lugar a um novo e moderno corredor de trânsito. A obra beneficiou ainda vias do entorno da Santos Dumont que foram revitalizadas. A avenida, com pista dupla e duas faixas de rolamento de 3,20 metros, em cada sentido, totaliza, de borda a borda, aproximadamente 14 metros de largura.

Além do eixo principal, foi resgatado o antigo percurso da Avenida Santos Dumont, que passa em frente ao antigo Clube Jaguarema, e próximo à sede da Semosp, totalizando, nestes trechos, mais de 600 metros.