Henrique Eduardo Alves é novo presidente da Câmara dos Deputados

Por Nildo Costa

Há 42 anos como deputado federal, no 11ª mandato consecutivo, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) assumiu ontem a presidência da Câmara dos deputados.
Embora seja alvo de denúncia de improbidade administrativa e acusado de beneficiar um ex-assessor com emendas parlamentares, o parlamentar foi eleito com 271 votos, derrotando os candidatos Julio Delgado (PSB-MG), que obteve 165 votos; Rose de Freitas (PMDB-ES), que teve 47; e Chico Alencar (PSOL-RJ), que obteve 11 votos.
A vitória cosolida o PMDB no comando da Câmara e do Senado- que elegeu o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) na ultima sexta-feira. Ao ocupar a Tribuna pela primeira vez, Henrique Eduardo Alves assumiu o compromisso de aproximar os temas da Câmara ao interesse nacional. “O parlamento não foi feito para enrolar, foi feito para discutir e votar, debater e decidir”, afirmou.
  Dos maranhenses o único que concorreu a um cargo na nova Mesa Diretora, foi o deputado federal Waldir Maranhão (PP-MA), ele avalia que a candidatura serviu para mais um aprendizado. “A síntese que faço que mais um aprendizado, foi um passo a mais que eu dou aqui dentro do Congresso Nacional”, avalia.
Já deputado federal Domingos Dutra (PT-MA), que preside a Comissão de Direitos Humanos e Minorias, ressaltou a importância do comprimento dos compromissos firmados com o Brasil e os deputados. “O esperamos é que a nova Mesa Diretora, compra os compromissos feitos com o Brasil e com os deputados, que é valorizar iniciativa do parlamento, aprovar o orçamento impositivo, para evitar que o que se aprova aqui no parlamento a presidência não execute”, alerta.
Com apoio dos 20 dos 23 partidos da casa. Visto como um importante articulador, o novo presidente da Câmara inicia o mandato tendo que administrar uma crise no partido, rachado depois da escolha de Eduardo Cunha (RJ) como líder do partido na casa, derrotando Sandro Mabel (GO).