Câmara Municipal homenageia centenário da fundação da Igreja Assembléia de Deus

Câmara Municipal de São Luís realizou, ontem (08), um painel sobre “O papel da Igreja Assembléia de Deus na sociedade ludovicense nos 100 anos de sua fundação”, com o objetivo de comemorar o transcurso da data no próximo dia 18. A proposição do painel foi de iniciativa do vereador Vieira Lima (PPS). Considerada a maior igreja protestante em solo brasileiro e o maior movimento pentecostal do mundo, a Igreja Evangélica Assembléia de Deus desenvolve um calendário de eventos comemorativos - iniciado no último trimestre do ano passado, que atingirá o ápice no dia exato de sua fundação.

Compuseram a mesa da solenidade: o presidente do Campo Tirical, pr. Joaci Almeida Costa; o presidente do Campo Cohatrac, pr. Joais Albuquerque; o presidente do Campo Calhau, pr. Mizael Rocha, e o historiador e presidente da Assembléia de Deus em Santa Inês, pr. Raifran Batista.

Vindos dos Estados Unidos da América, onde conheceram a doutrina e vivenciaram a experiência do poder pentecostal, os missionários suecos, Daniel Berg e Gunnar Vingre, desembarcaram no Brasil em 19 de novembro de 1910. Estabeleceram-se no Pará, onde passaram os primeiros meses aprendendo a língua portuguesa e congregando-se em uma pequena Igreja Batista. No dia 18 de junho de 1911, Berg e Vingre fundaram - na residência da primeira pessoa a receber o batismo com o Espírito Santo - A Missão da Fé Apostólica que, quando do seu registro, recebeu o nome de Igreja Evangélica Assembléia de Deus.

De acordo com o vereador Vieira Lima, a Assembléia de Deus em solo ludovicense, bem como a de todo o Maranhão, faz parte integral desse contexto, conseguindo fazer-se representar muito bem e colocar a presença do Evangelho no viés pentecostal no “ethos” do povo maranhense. “São Luís não seria São Luís sem as Assembléias de Deus, presentes em todos os seus bairros, dos mais nobres às periferias. A imagem das fachadas azul celeste percorre o mundo nas lembranças e registros produzidos pelos turistas, mesmo que não esteja entre os que oficialmente preparamos para vender a eles. Suas doutrinas e costumes estão, ainda que não integralmente, na consciência coletiva, todos sabem falar de como é esta Igreja”, afirmou o parlamentar. “A maior de todas as contribuições da Igreja para o nosso povo é mesmo a divulgação do Santo Evangelho de Cristo. Certamente as comemorações deste centenário da Igreja Evangélica Assembléia de Deus servirá de combustível especial para ela continuar crescendo e abençoando a nossa nação”, concluiu Vieira Lima.

Após o pronunciamento de Vieira Lima, foi a vez dos pastores, que integraram a mesa do painel, se manifestarem a respeito da história da Assembléia de Deus e dos preceitos de sua doutrina. Também discorreram sobre as atividades assistenciais da Igreja, a Fundação José Romão de Sousa - que, entre outros serviços, mantém a Rádio FM Esperança - e o Centro Social da Igreja em São Luís. Os vereadores e evangélicos, Rose Sales e Josué Pinheiro também discursaram sobre o assunto.