Abertos os primeiros Jogos da Pessoa com Deficiência em São Luís

O prefeito de São Luís, João Castelo, presidiu, na tarde desta terça-feira (16), a solenidade de abertura dos Primeiros Jogos da Pessoa com Deficiência da capital maranhense. Durante a cerimônia, realizada no ginásio do Serviço Social do Comércio (Sesc), na Praça Deodoro, ele destacou a importância do evento e ressaltou que a iniciativa será, a partir de agora, cada vez mais aperfeiçoada, como forma de assegurar a integração e a inclusão social deste público.


“Este é o ponto de partida porque, além de valorizar o esporte em todos os níveis, vamos agora trabalhar para que, muito em breve, possamos realizar um campeonato com a participação do maior número possível de escolas da nossa rede municipal”, afirmou o prefeito João Castelo, que aproveitou para manifestar agradecimentos ao Sesc e à Faculdade São Luís pelo apoio que estão dando ao evento.


Além de afirmar que todas as parcerias serão bem-vindas para mais esta ação da Prefeitura, Castelo, acompanhado da primeira-dama Gardênia Gonçalves, fez um apelo para que mais instituições deem sua colaboração para a realização anual do evento.


Competições - "Tudo faremos para proporcionar mais oportunidades à pessoa com deficiência”, afirmou o prefeito ao declarar oficialmente abertos os Primeiros Jogos da Pessoa com Deficiência de São Luís.

O secretário municipal de Desportos e Lazer, Raimundo Carlos Goiabeira, informou que as competições acontecerão até o dia 20 deste mês nas modalidades de natação, futsal, tênis de mesa, dama, handebol e atletismo. Ele explicou que, desde já, a Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel) está trabalhando para que se ampliem as modalidades e quantidade de escolas participantes.


“O importante é que estamos trabalhando no sentido de estimular a prática do esporte pelo desenvolvimento da personalidade integral do jovem, assim como descobrir novos talentos nos cenários esportivos regional e nacional e, agora, estamos começando a estabelecer um intercâmbio sócio-cultural e desportivo entre as pessoas com deficiência de São Luís”, enfatizou Carlos Goiabeira.


O secretário acrescentou, ainda, que os Primeiros Jogos da Pessoa com Deficiência de São Luís estarão, a partir desta primeira edição, incluídos no calendário de realizações da Semdel.