Problemas de São Luís serão discutidos em Congresso do PPS

Os problemas na área da saúde, educação e assistência social da cidade de São Luís serão discutidos durante a realização do Congresso Municipal do Partido Popular Socialista (PPS). A informação foi repassada pela vice-presidente do Diretório Estadual do PPS, deputada Eliziane Gama na sessão desta terça-feira, dia 18 de outubro. Ela afirmou que se todos os critérios do partido forem levados em consideração, o evento será realizado no próximo sábado, dia 22, na Câmara Municipal de São Luís.

“Nós vamos realizar o Congresso Municipal se todos os critérios forem levados em consideração e faremos uma discussão aprofundada sobre a situação social, econômica mais baseando em três áreas que são o tripé de qualquer administração que é a educação, saúde e a assistência social”,destacou.

Citando os dados relacionados à pobreza na Capital, população de rua e falta de assistência social na Ilha de São Luís, Eliziane Gama disse que é urgente a necessidade de uma política pública para evitar a situação de vulnerabilidade na cidade.

“Há um dado que é extremamente preocupante, de 1 milhão de pessoas em São Luis, temos aproximadamente 500 mil vivendo com uma renda per capita de R$ 140,00 e desses 500 mil, temos aproximadamente 350 mil vivendo com uma renda per capita de até R$ 70 reais, ou seja, são pessoas vivendo abaixo da linha de pobreza, ou seja, vivendo em situação de miséria e pobreza absoluta”, lamentou.

Eliziane Gama destacou ainda a importância da implantação de clínica para receber dependentes químicos e também de escola especializada para atender a comunidade surda.

“Nós não temos em São Luís nenhuma escola par atender, por exemplo, aos surdos, e não há uma política de assistência social a altura para as pessoas deficientes, muito embora hoje o programa de transferência de renda também para as pessoas deficientes e idosos em São Luís tenha uma cobertura significativa, que é um recurso que vem direto para o Governo Federal”, explicou.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Na tribuna, Eliziane Gama denunciou a falta de infraestrutura de funcionamento dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) existentes na cidade de São Luís.

De acordo com a parlamentar, no Ministério de Desenvolvimento Social estão inscritos vinte CRAS em São Luís, porém nem todos eles funcionam e só são citados onze no site da Prefeitura.

A deputada finalizou dizendo que encaminhará convite à Secretaria Municipal de Assistência Social para uma audiência na Assembleia Legislativa para explicar a situação.

CONGRESSO PPS

O Congresso Municipal do PPS está marcado para próximo dia 22 de outubro, momento em que será eleita a nova direção do PPS na Capital. O evento será realizado na Câmara Municipal de São Luís das 9 às 14 horas. Na oportunidade também serão definidos os delegados que representarão o diretório no Congresso Estadual.