Amorim pede medidas para controlar epidemia de hanseníase

Cláudio Brito / Agência Assembleia

O deputado Carlinhos Amorim (PDT) protocolou indicação na Mesa Diretora da Assembleia, pedindo que o secretário de estado da Saúde, Ricardo Murad, mande promover, com urgência, campanhas periódicas com a aplicação da vacina BCG (Bacilo de Calmette-Guërin) e medidas preventivas, para imunizar a população de Imperatriz e municípios circunvizinhos contra a Hanseniase.

O parlamentar garante a constatação de um elevado índice de pessoas portadoras de hanseníase na cidade de Imperatriz e em alguns municípios vizinhos. Segundo ele, existem informações técnicas de que a vacina BCG protege contra a hanseníase, principalmente as formas multibacilares, ou seja, as formas transmissíveis da grave doença.

Carlinhos Amorim lamenta que mais de 200 casos de hanseníase foram registrados nos primeiros seis meses de 2011. Segundo ele, Imperatriz apresenta 18 casos para cada grupo de 10 mil habitantes, número acima do aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 1 caso para cada grupo de 10 mil habitantes.

CAMPEÃO DE CASOS

De acordo com Carlinhos Amorim, em dezembro de 2005, o Ministério da Saúde (MS) registrou 27.313 casos de Hanseníase no Brasil, o que dá um coeficiente de prevalência de 1,48 casos por 10 mil habitantes. Já o coeficiente de detecção indica o número de casos novos registrados no decorrer do ano.

Conforme o deputado, inda em 2005, esse mesmo indicador demonstrou que foram diagnosticados 38.140 novos casos, o que dá um coeficiente de detecção de 2,09 para 10 mil habitantes. A maior concentração de casos de hanseníase está nas regiões Norte e Centro-Oeste. “O Maranhão foi o estado que mais notificou (4.721 casos), seguido de Pará (4.687 casos) e Mato Grosso (3.187 casos)”, lamenta.