Comissão do Meio Ambiente vistoria Sitio do Rangedor

Apedido do deputado Bira do Pindaré (PT), a Comissão do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa visitou o Parque do Rangedor para verificar os danos causados ao meio ambiente.

A área de sete mil hectares esta sendo destruída por construtoras que pretendem construir empreendimentos residências.

A área que é Área de Preservação Permanente (APP), estar sendo também pretendida pela Prefeitura de São Luis para construção do Hospital Central de Emergência.

Dona Rita Fiquene é artista plástica e luta pela preservação da área do sítio do rangedor. “Eu fico até um pouco emocionada por que é uma luta de sete anos, agora parece que vamos sair de cima do muro, nós fazemos votos e pedimos a Deus que nos ajude a resolver esta questão ambiental”, disse do na Rita.

Dona Rita conta que as obras na área já estão embargadas, mas segundo ela, o Ministério Publico não esta agindo para evitar as construções dos empreendimentos. “As obras estão embargadas, na delegacia do meio ambiente já existe um inquérito, então esta tudo embargado por enquanto, o Ministério Publico que não nos deu decisão nenhuma apesar de termos enviado requerimento junto com laudos do IBAMA, simplesmente o promotor engavetou o processo”.

O deputado Bira do Pindaré defende a criação de um jardim botânico na área. “Aqui pode ser um lugar de um jardim botânico que São Luis não tem, então ao em vês de devastar nós temos que preservar, aqui tem riquezas importantes da flora e da fauna e a nossa luta é exatamente essa, já existe lei por quer aqui é uma área (APP), o que temos que fazer é respeitar a lei”, alerta Bira.

O presidente da Comissão do Meio Ambiente da Assembléia, deputado Léo Cunha (PSC), disse que vai tentar conscientizar o governo e a população que é preciso preservar a área.

“Daqui nós vamos sentar com os deputados discutir para tentar conscientizar o governo e o município que esta área precisa ser preservada, nós vamos trabalhar para proteger isto aqui para que possa ser transformado em um parque botânico de São Luis”, disse Léo Cunha.

A comissão de deputados que visitaram o Sítio do Rangedor foi formada por Léo Cunha, Zé Carlos e Bira do Pindaré, acompanhados por ambientalistas e uma consultora do meio ambiente da Assembléia Legislativa.