Deputado Léo Cunha reivindica que a Região Tocantina seja incluída no turismo do Maranhão

O deputado Léo Cunha (PSC) acompanhado do secretário Hildo Rocha (Assuntos Políticos), e dos deputados estaduais Carlinhos Amorim (PDT), Francisca Primo (PT) e Valéria Macedo (PDT), esteve, terça-feira (03), reunido com o secretário de turismo, Jura Filho, para solicitar que a Região Tocantina seja incluída em todos os eventos oficiais do estado, a fim de potencializar o turismo na região.
O programa desenvolvido pelo Governo para alavancar o turismo no Maranhão, inclui várias ações que visam divulgar o estado, em todo o país e até fora dele, através da organização de eventos que acontecerão principalmente na capital, São Luis, e na região dos Lençóis Maranhenses.
Um exemplo dessas ações é a realização da 20ª Edição do “Rally dos Sertões”, que nesse ano dará a largada na capital maranhense, passando por vários outros municípios do estado, indo até Fortaleza, no Ceará. O evento faz parte das comemorações dos 400 anos de São Luis.
Na semana passada, inclusive, o deputado Léo Cunha teve aprovada na Assembleia, uma indicação de sua autoria, e subscrita por outros parlamentares da Região Tocantina, solicitando que a cidade de Imperatriz, seja incluída entre os municípios a serem percorridos pela prova.
Outra importante ação de divulgação do estado será feita através do Programa “Tudo é Possível” da TV Record. Na última quarta-feira (28), uma equipe do programa desembarcou em São Luis, para gravar matérias do quadro, “Missão de Verão”. O quadro é apoiado pelo Governo do Estado, e será visto em todo o Brasil, e em mais de 150 países, através da Record internacional. São Luis e os Lençóis Maranhenses serão o ponto alto desse quadro.
Foi pensando em inserir a Região Tocantina em ações como essas, que o deputado Léo Cunha teve a iniciativa de provocar a reunião com o secretário Jura Filho.
Para justificar sua reivindicação, o parlamentar ressaltou ao secretário sobre as belezas naturais disponíveis na Região Tocantina. É nela que está localizado, um dos principais polos turísticos do estado: o Parque Nacional da Chapada das Mesas, um complexo de montanhas em forma de mesa, em meio a lindas cachoeiras.
O Parque possui uma área total de mais de 160mil hectares, compreendendo as cidades de Carolina, Riachão,Estreito e Imperatriz.
Ele explicou que Imperatriz é a porta de entrada para quem pretende conhecer a Chapada das Mesas. E que, a cidade dispõe de uma boa acessibilidade, seja pelas rodovias federais: BR-010 (Belém-Brasília), BR-226 e BR-222 e estaduais: Ma-122, Ma-123 e Ma-280, ou por meio aeroportuário, desembarcando no aeroporto Renato Cortez Moreira, que conta diariamente com seis vôos, sendo três na rota sul Imperatriz/Brasília e três na rota nordeste Imperatriz/São Luis.
Léo Cunha também destacou que a cidade possui uma ampla rede hoteleira, contando com hotéis de grande porte, a exemplo do Hotel Posseidon, do Hotel Alcazar, do New Anapólis, do Shallon e outros três que estão sendo construídos, e ficarão prontos até o final desse ano.
Ao falar da iniciativa dos deputados que o procuraram, o secretário Jura Filho disse que a visita “reforça ainda mais a intenção do Governo do Estado em potencializar a divulgação do polo Chapada das Mesas, já incluso no plano de turismo”.
O secretário revelou aos parlamentares, que os planos elaborados pelo governo do estado, para o setor, irão ainda nesse ano de 2012, realizar ações que contemplarão diretamente o sul do Maranhão.
A notícia deixou Léo Cunha bastante satisfeito, pois é a garantia de que a região será incluída nas divulgações feitas pelo Governo do Estado a respeito do turismo no Maranhão.
No inicio da próxima semana o parlamentar irá protocolar na Assembléia, indicação solicitando oficialmente, o pedido feito ao secretário na reunião de terça-feira.
O calendário da RegiãoTocantina já inclui eventos renomados
Durante todo o ano a região já é palco de diversos eventos a exemplo das vaquejadas, enduros, festas carnavalescas, festejos religiosos, e das grandes exposições, a exemplo da Expoimp – Exposição Agropecuária de Imperatriz, e da Fecoimp – Feira de Indústria e Comércio de Imperatriz, entre outras.
A Fecoimp acorre anualmente sendo a primeira feira multissetorial do Maranhão a constar no calendário brasileiro de exposições e feiras do Ministério do Desenvolvimento, indústria e Comércio Exterior. Daí se percebe a grande importância desse evento.
No ano passado a cidade de Imperatriz também foi sede de um renomado campeonato de automobilismo, a Copa Brasil de Kart, que pela primeira vez foi sediada em uma cidade do nordeste brasileiro.
Um calendário muito diversificado, e cuja divulgação também necessita está entre as ações desenvolvidas pelo Governo, a fim de que potencialize o turismo na região.
“Vamos lutar para que todos os eventos que já fazem parte de nossa cultura sejam inseridos no calendário oficial do governo, a fim de que a Região Tocantina, assim como outros municípios do estado possam receber cada vez mais visitantes,” afirmou Léo Cunha.