Léo Cunha reivindica inclusão da região Tocantina no turismo do MA

Assecom / Léo Cunha

Foto Materia


O deputado Léo Cunha (PSC), acompanhado do secretário Hildo Rocha (Assuntos Políticos) e dos deputados estaduais Carlinhos Amorim (PDT), Francisca Primo (PT) e Valéria Macedo (PDT), esteve, terça-feira (03), reunido com o secretário de turismo, Jura Filho, para solicitar que a região Tocantina seja incluída em todos os eventos oficiais do Estado, a fim de potencializar o turismo na região.


O programa desenvolvido pelo governo para alavancar o turismo no Maranhão inclui várias ações que visam divulgar o Estado em todo o país e até fora dele, através da organização de eventos que acontecerão, principalmente, na capital, São Luis, e na região dos Lençóis Maranhenses.


Um exemplo dessas ações é a realização da 20ª Edição do “Rally dos Sertões”, que nesse ano dará a largada na capital maranhense, passando por vários outros municípios do Estado, indo até Fortaleza, no Ceará. O evento faz parte das comemorações dos 400 anos de São Luis.


Na semana passada, inclusive, o deputado Léo Cunha teve aprovada na Assembleia uma indicação de sua autoria, e subscrita por outros parlamentares da região Tocantina, solicitando que a cidade de Imperatriz seja incluída entre os municípios a serem percorridos pela prova.


Outra importante ação de divulgação do Estado será feita através do programa “Tudo é Possível”, da TV Record. Na última quarta-feira (28), uma equipe do programa desembarcou em São Luis, para gravar matérias do quadro “Missão de Verão”. O quadro é apoiado pelo governo do Estado e será visto em todo o Brasil e em mais de 150 países, através da Record internacional. São Luis e os Lençóis Maranhenses serão o ponto alto desse quadro.


Foi pensando em inserir a Região Tocantina em ações como essas que o deputado Léo Cunha teve a iniciativa de provocar uma reunião com o secretário Jura Filho.


BELEZAS NATURAIS


Para justificar sua reivindicação, o parlamentar falou ao secretário sobre as belezas naturais disponíveis na Região Tocantina. É nela que está localizado um dos principais polos turísticos do Estado: o Parque Nacional da Chapada das Mesas, um complexo de montanhas em forma de mesa, em meio a lindas cachoeiras.


O Parque possui uma área total de mais de 160mil hectares, compreendendo as cidades de Carolina, Riachão, Estreito e Imperatriz.


Ele explicou que Imperatriz é a porta de entrada para quem pretende conhecer a Chapada das Mesas. E que a cidade dispõe de uma boa acessibilidade, seja pelas rodovias federais: BR-010 (Belém-Brasília), BR-226 e BR-222 e estaduais; MA-122, MA-123 e MA-280, ou por meio aeroportuário, desembarcando no aeroporto Renato Cortez Moreira, que conta diariamente com seis vôos, sendo três na rota sul Imperatriz/Brasília e três na rota nordeste Imperatriz/São Luis.


Léo Cunha também destacou que a cidade possui uma ampla rede hoteleira, contando com hotéis de grande porte, a exemplo do Hotel Posseidon, do Hotel Alcazar, do New Anapólis, do Shallon e outros três que estão sendo construídos e ficarão prontos até o final desse ano.


Ao falar da iniciativa dos deputados que o procuraram, o secretário Jura Filho disse que a visita “reforça ainda mais a intenção do governo do Estado em potencializar a divulgação do polo Chapada das Mesas, já incluso no plano de turismo”.


PLANOS


O secretário revelou aos parlamentares que os planos elaborados pelo governo do Estado para o setor serão realizados, ainda neste ano de 2012, e que contemplarão diretamente o sul do Maranhão.


A notícia deixou Léo Cunha bastante satisfeito, pois é a garantia de que a região será incluída nas divulgações feitas pelo governo do Estado a respeito do turismo no Maranhão.


No inicio da próxima semana, o parlamentar irá protocolar na Assembléia indicação solicitando oficialmente o pedido feito ao secretário na reunião de terça-feira.


CALENDÁRIO


Durante todo o ano, a região já é palco de diversos eventos, a exemplo das vaquejadas, enduros, festas carnavalescas, festejos religiosos, e de grandes exposições, a exemplo da Expoimp – Exposição Agropecuária de Imperatriz, e da Fecoimp – Feira de Indústria e Comércio de Imperatriz, entre outras.


A Fecoimp acorre anualmente sendo a primeira feira multissetorial do Maranhão a constar no calendário brasileiro de exposições e feiras do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Daí se percebe a grande importância desse evento.


No ano passado, a cidade de Imperatriz também foi sede de um renomado campeonato de automobilismo, a Copa Brasil de Kart, que pela primeira vez foi sediada em uma cidade do nordeste brasileiro.


Um calendário muito diversificado e cuja divulgação também necessita estar entre as ações desenvolvidas pelo governo, a fim de que potencialize o turismo na região.


“Vamos lutar para que todos os eventos que já fazem parte de nossa cultura sejam inseridos no calendário oficial do governo, a fim de que a região Tocantina, assim como outros municípios do Estado, possam receber cada vez mais visitantes,” afirmou Léo Cunha.