Audiência Pública discute segurança na área Itaqui-Bacanga

Dezenas de lideranças comunitárias, da área do Itaqui-Bacanga, participaram de uma Audiência Pública realizada, nesta quarta-feira (8), para debater com representantes do Sistema de Segurança do Estado, a situação da segurança nos bairros daquela região de São Luís. A audiência foi promovida pelo Conselho de Defesa Social do Anjo da Guarda (Condesag), Jornal Itaqui-Bacanga e membros do Conselho Comunitário de Segurança das comunidades da área, que possui 56 bairros e cerca de 250 mil moradores.
O evento contou com a participação do secretário adjunto de Segurança Pública do Maranhão, coronel Willian Romão, representando o secretário Raimundo Cutrim; o comandante interino do 1º BPM, major Glauber; o supervisor de Modernização Institucional da SSP, tenente coronel Odair; delegado Paulo Hertel, do 5º DP, Anjo da Guarda, e do delegado Paulo Roberto, que também trabalhou vários anos no 5º DP.
César Cutrim, do Condesag, explicou que a audiência foi realizada para que as autoridades pudessem ouvir da própria comunidade as reivindicações no tocante aos problemas de segurança enfrentados no local.
O comunitário Márcio, representante da comunidade do Fumacê, parabenizou a iniciativa da comunidade em realizar a reunião, e nesta mesma linha se manifestou o membro do Conselho de Segurança da Região, Apolinário. “Vemos aqui, a comunidade e o poder público de mãos dadas, discutindo problemas e buscando as soluções. Este não é um momento político-partidário, mas sim de discussão de políticas comunitárias, onde questionamos e pedimos as respostas. É disso que precisamos”, analisou.

Programas
Durante a audiência, foram debatidos vários assuntos de interesse dos moradores, que apontaram as zonas com maiores índices de criminalidade na região e solicitaram informações sobre a continuidade de programas como o Patrulha do Bairro. O coronel Romão, adiantou que a partir da próxima semana começa a funcionar o Programa Ronda nos Bairros, com 60 viaturas devidamente padronizadas e distribuídas dentro das circunscrições dos batalhões nos bairros e regiões com maiores índices de ocorrências em São Luís.
Romão fez questão de frisar que todo o Sistema está empenhado em garantir segurança à sociedade, dando respostas positivas no combate à violência e a criminalidade. Prova desse compromisso foram às ações policiais nos dois sequestros e nos assaltos as agências bancárias no interior, onde a atuação imediata do Sistema de Segurança culminou com a prisão de várias quadrilhas.
Ele ressaltou que sabe das dificuldades estruturais enfrentadas pelas polícias, e que o Governo do Estado está adotando uma série de medidas emergenciais para dar um melhor suporte aos trabalhos. De imediato, está em processo licitatório a aquisição de 200 novas viaturas.

Avaliação
Na ocasião, foram também apresentados os índices de criminalidade, prisões e operações correspondentes aos meses de maio e junho, com destaque para os casos de grande repercussão em que a ação rápida e eficaz da polícia conseguiu elucidar, bem como relatórios comparativos de ocorrências na mesma época.
No período dos festejos juninos, segundo a Polícia Militar, foram apreendidos nos arraiais e locais de festas, 15 revólveres calibre 38, quatro garruchas e cerca de 270 armas brancas, entre facas, facões e chuço. Além disso, a PM conseguiu apreender 537 papelotes de crack e cocaína e 68 vidros de lança perfume. Durante a mesma época, mais de 40 traficantes e 10 assaltantes foram presos.
O índice geral de criminalidade na Região Metropolitana sofreu queda nos meses de maio e junho se comparado com os primeiros meses do ano e ao mesmo período de 2008. Os relatórios do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciops) apontam que este ano foram registradas 3.407 ocorrências policiais contra 3.764 no ano passado.
O tenente coronel Odair destacou a importância de eventos como o realizado no Anjo da Guarda, que estimulam o debate sobre a segurança pública com cidadania além de ampliar a participação popular. “Todos reclamam, mas poucos se mobilizam, e aqui vemos a própria comunidade discutindo a questão da segurança pública dentro da realidade local. A segurança pública trabalha para a sociedade, protegendo os direitos fundamentais do homem, o direito à vida, à propriedade e à liberdade. A participação de todos, não só dos profissionais da área, mas, sobretudo da sociedade, é muito importante para contribuir com a melhoria do setor”, declarou.

Compromisso
O comandante do 1º BPM, major Glauber, disse aos comunitários que várias medidas estão sendo adotadas no sentido de diminuir os índices de violência em todos os bairros que compões a área. Como exemplo, ele citou a continuidade do projeto de instalação do Batalhão da Polícia Militar no Itaqui-Bacanga e o aumento no número de viaturas que fazem a segurança dos bairros do entorno da Vila Embratel e Anjo da Guarda.
Para o delegado Paulo Hertel, a comunidade precisa entender que segurança é um dever de todos e que a parceria é fundamental. “Infelizmente, esse assunto caminha de uma maneira muito lenta. O indivíduo só pensa em segurança quando é atingido. A cidade precisa conhecer o medo dela. Só assim vai criar seus anticorpos”, falou Hertel.