sex, 09/12/11 por Décio Sá | categoria Judiciário | Tags Ampem, Doracy Reis, Ednarg Marques, José Augusto Cutrim
A presidente da Associação do Ministério Público, Doracy Reis, passou os dois últimos anos fazendo todo tipo de denúncia contra a aministração superior da Procuradoria Geral de Justiça. Perdeu todas, inclusive no Conselho Nacional do Ministério Público.
Uma das maiores reivindicações da presidente da Ampem era democracia no processo eleitoral do Ministério Público. Em toda eleição era a primeira a pedir a realização de debates para que os promotores conhecessem melhor os candidatos. Sempre era atendida.
Durante toda essa sexta-feira será realizada a eleição para o comando da Ampem. Doracy apoia seu vice José Augusto Cutrim Gomes. Ele disputa contra o candidato da oposição Ednarg Fernandes Marques, filho do ex-presidente da OAB Raimundo Marques.
A eleição acontece quase de forma secreta. A Ampem deu pouca publicidade ao pleito. Pior: não permitiu a realização de debate e ainda dificultou que promotores recém empossados participassem do processo eleitoral. Ednarg chegou a protocolar requerimento pedindo a realização do debate. Não foi atendido.
A atitude antidemocrática de Doracy Reis é alvo de protestos dos promotores. “Acontece hoje a eleição para os cargos de diretoria da Ampem e seu respectivo Conselho Fiscal. Até agora nenhum debate foi tabulado. Será que nós eleitores não merecemos um confronto de ideias, onde tiraríamos dúvidas sobre projetos a serem realizados e principalmente sobre os meios de realização do que fora prometido, ou melhor, projetado? Com a palavra os candidatos”, diz o promtor Reinaldo Campos Castro Júnior em artigo publicao no blog O Parquet, editado pelo promotor Juarez Medeiros, e onde estão pulbicadas várias charges criticando a postura da Ampem.
“Por maior que seja a vontade da atual diretoria da Ampem em resolver os problemas que aponta, tem-se, claramente, que o caminho escolhido é equivocado e o sentido maior não é esse, mas, sim, tentar convencer aqueles que assistem ao espetáculo que não há o que se aproveite do que aí está e que, se outra fosse a composição da Administração Superior, esses problemas não existiriam. E por ‘outra’, entenda-se: não é qualquer outra, mas aquela que a atual diretoria da Ampem quer que seja. Enquanto isso, em sua própria horta, a entidade não consegue fazer brotar a transparência que tanto cobra, afinal não é esse o objetivo, estando bastante ocupada em desconstruir a qualquer custo quem tenha como adversário”, critica o promotor Celso Coutinho no mesmo site.
Em resumo: democracia só é boa na casa dos outros.
CHAPA AMPEM AMIGA
Ednarg Marques – Presidente
Carlos Vieira – 1º Vice-Presidente
Néa Bello de Sá – 2ª Vice Presidente
Crystian Boucinhas – 1º Secretário
Flávia Vieira – 2º Secretária
Martha Rabelo – 1ª Tesoureira
Jadílson Cirqueira – 2º Tesoureiro
Conselho Consultivo
Krishnamurti Lopes Mendes França
José Argolo Ferrão Coelho
Sérgio Henrique Furtado Coelho
Suplentes
João Raymundo Leitão
Carlos Cézar Silva Lindoso
Clodomir Bandeira Lima
CHAPA UNIDADE E AÇÃO
José Augusto Cutrim Gomes – Presidente
Paulo Silvestre Avelar Silva – 1º Vice-Presidente
Hagamenon de Jesus Azevedo – 2ª Vice Presidente
Lana Cristina Barros Pessoa – 1º Secretário
André Charles A. Martins Oliveira – 2º Secretária
Esdras Liberalino Soares Júnior – 1ª Tesoureira
Gervásio da Silva Ribeiro Júnior – 2º Tesoureiro
Conselho Consultivo
José Osmar Alves
Teresinha de Jesus Guerreiro Bonfim
Carlos Augusto Soares
Suplentes
Vicente de Paulo Silva Martins
Elizabeth Albuquerque de Sousa Mendonça
Tarcísio José Sousa Bonfim
CANDIDATOS AO CONSELHO FISCAL
Cláudio Rebelo Corrêa Alencar
Adélia Maria Souza Rodrigues Moraes
Joaquim Ribeiro de Souza Júnior
Francisco Fernando de Morais Menezes Filho
José Márcio Maia Alves.