Atraso de luguel fecha escola municipal em São Luís

qui, 02/02/12

por Zeca Soares |
categoria Notícias

A Unidade de Ensino Básico Maria José Serrão, no Turu, fechou as portas ontem à tarde (Foto: De Jesus/O Estado). A escola funciona no prédio da União de Moradores do conjunto, mediante contrato de aluguel, que não é pago há 16 meses. Com o fechamento, cerca de 400 crianças não terão mais onde estudar.

O presidente da União de Moradores do Habitacional Turu, Luís Fernando Azevedo, explicou ao Blog do Daniel Matos que a inadimplência começou na gestão do prefeito João Castelo, iniciada em 1º de janeiro 2009. Ele informa que o prédio é alugado para a Secretaria Municipal de Educação (Semed) desde 1999, ainda na gestão do ex-prefeito Jackson Lago. O contrato foi renovado na administração de Tadeu Palácio (2002-2008).

Segundo Luís Fernando, as duas gestões anteriores à de Castelo pagavam pelo uso do prédio religiosamente em dia. Atualmente, o valor do aluguel é de R$ 2 mil. “Os problemas com pagamento começaram na atual administração. Hoje, o atraso soma 16 meses”, queixa-se. “Já procuramos a prefeitura várias vezes, mas eles sempre alegam que não há dinheiro para pagar a dívida”, acrescentou.