Léo Cunha quer garantir segurança no funcionamento de curtumes


Preocupado com o recente acidente ocorrido em um curtume (lugar onde é feito o processamento de couro) localizado na cidade de Bataguassu (MS), onde quatro pessoas morreram intoxicadas após a liberação de uma massa de gás acida. O deputado Léo Cunha (PSC) solicitou ao Superintendente Regional do Trabalho, Allan Kardec Alves Ferreira, que providencie urgentemente uma fiscalização nos curtumes em funcionamento no estado do Maranhão.

“o deputado disse Querer ter certeza de que esses estabelecimentos estão cumprindo com os procedimentos básicos de segurança que impeçam que algo parecido possa acontecer aqui. A fiscalização deverá verificar itens como a organização do ambiente de trabalho, normas de segurança e higiene que garantam a integridade física das pessoas que ali trabalham diariamente.

Sobre o acidente de Mato Grosso do Sul, o corpo de bombeiros informou ter ocorrido durante o descarregamento de 10 mil litros de um agente a base de sulfidrato de sódio, em um dos tanques instalados no curtume, quando após haver uma reação química com uma substancia ainda desconhecida, formou-se a massa de gás acida que intoxicou os trabalhadores. Além dos quatro mortos, outras 16 pessoas foram internadas em estado grave.

O fato chamou a atenção de Léo Cunha que após ter tido sua indicação aprovada pela Mesa Diretora, na sessão de ultima quarta-feira (08), aguarda que o Superintendente do Trabalho tome as providências solicitadas por ele, a fim de atestar se os curtumes daqui do Maranhão oferecem segurança a seus funcionários.