Deputada e vereadores destacam parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura para Educação

Na Assembléia a deputada Eliziane Gama (PPS), foi a Tribuna da casa falar sobre a problemática da Educação em São Luis, mas também informou que o Ministério Publico, estar entrando com uma ação contra o Município, segundo a deputada são mais 3 mil crianças fora da sala de aula na capital do Maranhão.

“São mais de três mil e seiscentos alunos que estão fora da sala de aula, já á uma ação hoje, através da Promotoria do Município, pra que possa encontrar uma saída, vou cobrar uma resposta por parte do prefeito desta cidade que sua responsabilidade, mas também cobrar da governadora, então as crianças não podem ficar fora da sala de aula, é prioridade absoluta”, disse Eliziane Gama.

Na Câmara Municipal, o vereador Osmar Filho (PTC), disse que é inadmissível nos dias de hoje deixar milhares de crianças fora da sala de aula. “E inadmissível que nós nos dias de hoje deixemos milhares de crianças fora da sala de aula, a nossa Constituição garante o acesso á educação, isso é de inteira responsabilidade dos poderes públicos, Estadual e Municipal, de garantir esse acesso a criança e adolescente, eu quero louvar aqui, uma parceria feita entre as Secretarias, Estadual e Municipal de Educação, onde a Secretaria do Estado disponibilizou algumas escolas nas áreas do Itaqui Bacanga e Cidade Operaria, para o Município de São Luis”.

O presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, vereador Fernando Lima, admite que não vêm acompanhando essa situação da educação no Município, mas segundo ele isso pelo acumulo de comissões á ele atribuída, pó isso mesmo estar entrando com um Projeto de Resolução para desmembrar a Comissão de Educação das outras comissões. “Eu não tenho acompanhado essa situação da nossa educação, porque eu sou presidente da Comissão de Educação, Saúde, Esporte, Cultura e Trabalho. Isso fica impossível uma comissão dá conta de acompanhar tudo isso. Inclusive estamos encaminhando um projeto de resolução para que seja feita uma comissão provisória para muda o regimento interno, para se desmembre a Comissão de Educação da Comissão de Saúde”, informa Fernando Lima.

O vereador Ivaldo Rodrigues (PDT), defende as parcerias entre os governos para melhorar a vida da população. “As parcerias é um clamor da população, nós temos que priorizar sempre as parcerias, temos que fazermos parcerias com o Governo Estadual, Federal porque o prefeito não pode fazer um trabalho sozinho, é preciso que á esse entendimento, para que nós possamos fortalecer a administração publica, a gestão só é forte quando ele tem parceria forte, a unidade terá sempre o caminho da vitoria para o povo, a população precisa de obras e ser viços públicos de qualidade, por isso que eu quero louvar a iniciativa das duas secretarias, a professora Olga Simão e a professora Suely Tonial”, defende o vereador.

Olga Simão, atendendo pedido da secretária Sueli Tonial, disponibilizou à Secretaria Municipal de Educação de São Luís (Semed) a plataforma do Sistema de Administração das Escolas Públicas (Siaep), desenvolvido pela Seduc para o gerenciamento da matrícula na rede estadual. A secretária de Estado sugeriu uma parceria para integrar o sistema de matrícula das duas redes e gerenciar dados, por intermédio do Siaep.

Sueli Tonial agradeceu o apoio e a parceria da Seduc, demonstrado no encontro com a busca de providências para atender a demanda crescente de alunos de ensino fundamental na rede municipal de ensino. Ela destacou a parceria dos dois órgãos, em prol de uma política pública em favor de uma educação de qualidade.