Mário Macieira é escolhido membro de Conselho Nacional para Exame de Ordem


O presidente da OAB/MA, Mário Macieira, foi um dos cinco presidentes de Seccionais do Brasil a ser designado membro do Conselho Gestor de Aplicação do Exame de Ordem 2010.3, pelo Conselho Federal da OAB/MA.

Com ele, foram também designados para a função os presidentes da OAB/DF, Francisco Caputo; do Pará, Jarbas Vasconcelos; da OAB/PR, José Lúcio Glomb e da OAB do Estado de São Paulo, Luiz Flávio Borges. A escolha de Macieira é um reconhecimento à sua destacada atuação em favor do Exame Nacional da Ordem. Quando foi presidente da Comissão de Exame de Ordem, em 2004, ele elaborou um parecer com a proposta de Unificação Nacional do Exame da OAB, responsável pela padronização que impôs mais segurança e transparência ao certame.

Por meio do Exame de Ordem, a OAB - representada pelo Conselho Gestor de Aplicação do Exame - não somente analisa a capacidade profissional do examinando como promove a confirmação de seu conhecimento e a devida aceitação social de sua aptidão.

A criação do Conselho integra uma das mais importantes preocupações da OAB, que é a atualização e o aperfeiçoamento profissional de seus advogados, por meio de cursos oferecidos pela Escola Superior de Advocacia (ESA) e de encontros jurídicos, entre outras atividades, realizadas em cada Seccional.

A primeira fase do Exame de Ordem consiste na Prova Objetiva, composta por 100 questões, com duração de cinco horas. A prova será aplicada no dia 13/02 e seguirá o mesmo padrão das provas objetivas dos Exames anteriores, sendo que a única inovação sobre as matérias refere-se a Direitos Humanos, na forma do item 3.4.1 do Edital do Exame de Ordem 2010.3.

Os locais para realização do Exame de Ordem deverão ser divulgados até a próxima segunda-feira (7/02). Já a Prova Prático-Profissional está prevista para o dia 27/03.