Orçamento. Emendas de bancadas do Maranhão para PLOA 2013 serão definidas hoje e apresentadas por grupos de três parlamentares
Definição das propostas dos deputados, senadores e para o Governo do Estado e Prefeitura de São Luís ficou para esta quarta-feira
Gil Maranhão
Agência Política Real
(Brasília-DF, 28/11/2012) As propostas de emendas da Bancada Federal do Maranhão ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2013 serão definidas somente na reunião que o colegiado vai realizar nesta quarta-feira (28), e serão encaminhadas amanhã (29) à Comissão Mista do Orçamento (CMO), quando se encerra o prazo.
A decisão foi tomada na reunião fechada que o coordenador do grupo, deputado Sarney Filho (PV), realizou ontem (27), na sala da presidência da Comissão do Meio Ambiente da Câmara, da qual é o presidente.
Na reunião – que contou com a participação do prefeito eleito de São Luís, Edivaldo Holanda Jr. (PTC) – os parlamentares maranhenses chegaram a um consenso e decidiram que serão apresentadas duas emendas de bancadas para o Governo do Estado, uma para a Prefeitura da capital maranhense – cujas prioridades serão definidas pelos seus respectivos gestores nas próximas horas.
Também serão apresentadas três propostas dos representantes do Estado no Senado Federal – uma para cada senador: Lobão Filho (PMDB), João Alberto (PMDB) e Epitácio Cafeteira (PTB)
Outra definição da bancada no encontro de ontem foi a escolha de quatro instituições do estado que serão contempladas com alocação de recurso do Orçamento Geral da União em 2013: Hospital do Câncer Aldenora Bello, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) e o Ministério Público do Estado (PFE).
Os deputados federais presentes à reunião foram divididos em quatro grupos de três, que vão construir e apresentar uma proposta de emenda conjunta ao PLOA, para ações diversas no estado do Maranhão.
Os grupos ficaram assim constituídos: Grupo 1 – Sarney Filho (PV), Nice Lobão (PSD) e Costa Ferreira (PSC); Grupo 2 – Waldir Maranhão (PP), Domingos Dutra (PT) e Ribamar Alves (PSB); Grupo 3 – David Alves Silva Junior (PR), Zé Vieira (PR) e um nome a definir; Grupo 4 – Cléber Verde (PRB), Pinto Itamaraty (PSDB) e Carlos Brandão (PSDB).
O deputado Professor Sétimo Waquim (PMDB), embora tenha chegado no final da reunião, ressaltou que pretende amanhã defender suas propostas, que segundo ele, são voltadas para as áreas da educação e saúde.
Um item que gerou polêmica ontem – e que foi motivo de discussão e alterou os ânimos entre os presentes - foi o relacionado à segurança pública. Os deputados Lourival Mendes (PTdoB) e Pinto Itamaraty (PSDB), por exemplo, entendem que a bancada maranhense tem que viabilizar recursos para o enfrentamento da violência e do crime organizado de forma mais intensiva, na capital, São Luís, e nos demais municípios do Estado.