Protocolado pedido de CPI para investigar erros em pesquisas eleitorais


O líder do PDT na Câmara, deputado André Figueiredo (CE), apresentou oficialmente nesta quarta-feira (31), na Secretaria-Geral da Mesa, pedido de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a atuação de institutos de pesquisa na divulgação de pesquisas nas últimas eleições municipais. 

O requerimento contém 225 assinaturas, que ainda serão conferidas pela Mesa para confirmar se, de fato, foi atingido o número mínimo exigido, de 171 deputados.

Figueiredo, que recolheu as assinaturas em três dias, disse contar com o apoio de 80% dos líderes partidários. Segundo o deputado, o primeiro passo da futura CPI seria requisitar dados junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre pesquisas registradas e que tiveram erros maiores que o esperado.

Ainda no decorrer das eleições municipais o deputado Domingos Dutra PT-MA reclamou dos institutos de pesquisa.

Os deputados pretendem ouvir os institutos, especialmente os envolvidos em casos em que houve discrepância entre as sondagens e o resultado final, e esperam que a comissão proponha uma nova regulamentação para a divulgação de pesquisas eleitorais.