Instalação do INMEQ em Imperatriz atende pedido feito por Léo Cunha em 2011

A inauguração da agencia regional do INMEQ (Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial) em Imperatriz, ocorrida no último sábado (06), marca o atendimento de mais uma das solicitações feitas pelo deputado Léo Cunha (PSC), na Assembleia Legislativa. A indicação com a proposta encontra-se publicada no Diário Oficial da Assembleia do dia 10 de julho de 2011. Durante a solenidade de inauguração, o parlamentar destacou a importância da conquista, que atende a uma reivindicação da população sul do estado, que passa a contar com todos os serviços disponíveis pelo órgão, concentrados na cidade de Imperatriz.
“Antes, era necessário ir á São Luis para se conseguir as certificações oferecidas pelo órgão, um deslocamento que dependia de tempo e muitos gastos,” lembra o deputado. A nova agência terá atuação sobre a demanda gerada por 25 municípios da região. 
O Instituto é órgão delegado do Inmetro, no Maranhão, e entre suas atribuições, então a fiscalização dos taxímetros, cronotacógrafos e a análise da qualidade de produtos e de pré-medidos. Posteriormente, serão fiscalizadas também cargas perigosas.
Ao falar sobre a escolha de Imperatriz para sediar a nova agência, Léo Cunha justificou que a cidade é a segunda maior e mais populosa do estado, com mais de 250mil habitantes, gerando uma das maiores demanda atendidas pelo órgão.
O deputado agradeceu ao governo do Estado, e ao presidente do INMEQ-MA, Jones Braga, por terem viabilizado a instalação, e se colocou a disposição, para lutar pela viabilização de um imóvel, para que a agência, que inicialmente instalou-se em prédio alugado, possa ter uma sede própria na cidade.
“Já solicitei a governadora (Roseana Sarney) que viabilize os recursos junto ao governo Federal para construção da sede, como também ao nosso prefeito (Sebastião Madeira), a doação de terreno onde a agência será erguida, e acredito que seremos atendidos,” afirmou. 
As indicações com as solicitações do deputado já foram aprovadas na Assembleia e encaminhadas ao governo do Estado e ao prefeito de Imperatriz.

Entre as autoridades presentes estavam os secretários estaduais: Luis Fernando Silva (Infraestrutura), Mauricio Macedo (Desenvolvimento Indústria e Comércio), o presidente do INMEQ-MA Jones Braga, o prefeito Sebastião Madeira (PSDB), além prefeitos de vários municípios da região.