Partido Rede chega a 35 mil assinaturas no Maranhão, porem existe divergência qual rumo seguir em 2014

Dutra quer aliança da Rede à candidatura da oposição.
Dutra quer aliança da Rede à candidatura da oposição.

A Rede de Sustentabilidade já possui o número de assinaturas suficiente para se tornar partido político. Em todo o Brasil são 707 mil assinaturas. No Maranhão, o partido capitaneado pela ex-senadora Marina Silva conseguiu reunir 35 mil assinaturas. As executivas estaduais agora deverão trabalhar pelas certificações das assinaturas nos Tribunais Regionais Eleitorais.

A perceptiva é que possa haver uma queda de 30% das assinaturas que a Rede conseguiu coletar após a certificação. Ainda assim, o partido já teria número suficiente, já que ele só precisa de 491 mil assinaturas. A cúpula da nova legenda está definindo se continua coletando assinaturas para ter uma margem de segurança maior, ou se já trabalha apenas na certificação.

O deputado federal Domingos Dutra (PT), que tem liderado o processo de coleta de assinaturas no Maranhão, disse que a legenda tem se concentrado apenas na coleta de assinaturas para o partido possa ser criado, para depois começar a discutir as direções nos estados. Estas definições só devem acontecer em agosto. “Quando acabar todo o processo e o partido for criado, vamos sentar todos e discutir como será a direção do partido. Não se pode brigar por uma coisa que ainda nem existe”, afirmou o deputado.

Dutra também evita polêmica com relação ao destino da legenda em 2014, já que uma ala pensa em candidatura própria e outra em uma aliança em torno da candidatura de Flávio Dino (PCdoB). “Em todo o Brasil, as forças estavam concentradas na coleta de assinaturas. Se discutíssemos agora uma questão polêmica como eleição, a coleta seria prejudicada. A política brasileira está tão dinâmica que não dá para antecipar nada agora. Mas defendo que os partidos de oposição devem pensar em ganhar a eleição, se não for no primeiro, mas no segundo turno”.
Cândido Lima sonha em candidatura própria do partido de Marina Silva.
Cândido Lima sonha em candidatura própria do partido de Marina Silva.

Outra liderança da Rede no Maranhão, o ex-pedetista Cândido Lima, trabalha na aquisição do passe de políticos de nome para a legenda. “O Dutra cuidou mais da parte de coleta de assinaturas e eu fiquei mais com a questão política. Tenho conversado com muitos nomes para integrar a Rede. Clay Lago, Igor Lago, Edison Vidigal, Tadeu Palácio. São nomes que temos conversado e existe grande possibilidade de estarem no partido”, afirmou.

Cândido acredita que se ficar com a direção da Rede no Maranhão, tem grandes possibilidades de agregar estes nomes ao partido. Sobre a divisão da legenda, ele acredita que com diálogo as diferenças podem ser superadas. “Eu não tenho nada contra a pessoa do Dutra. Mas temos que nos inserir em um novo modelo de política. A Marina [Silva] quer a união do partido. Esperamos que isso possa acontecer”, afirmou.

Cândido diz que continua defendo a tese de candidatura própria da Rede ao governo do Maranhão, sendo ele mesmo propenso pré-candidato. Ele alga que dentro de outra candidatura, o novo partido não poderá expor à sociedade seu modelo de gestão. “Nosso partido é o que mais se aproxima do que a sociedade reivindica nas ruas. Temos que ter espaço para apresentar nosso projeto. A oposição não é unanimidade em torno do nome de Flávio Dino e uma candidatura própria poderia atrair muita gente pra cá. De repente, em um segundo turno, poderíamos unir a oposição”, declarou.

Com Informações do Blog do Clodoaldo
BNC Política