Após incêndio em Imperatriz Léo Cunha reúne-se com Corpo de Bombeiros


Comovido com o incêndio ocorrido na Rua Tamandaré, em Imperatriz, no dia 1º de setembro, o deputado Léo Cunha (PSC) esteve segunda-feira (5), no Corpo de Bombeiros da Cidade, onde conversou com o subcomandante do grupamento, que relatou ao parlamentar, todas as dificuldades enfrentadas no atendimento à ocorrência e nas demais que realiza diariamente. O deputado federal Chiquinho Escórcio (PMDB), também participou da reunião.

A ocorrência da Rua Tamandaré gerou inúmeros questionamentos, por parte da população, sobre à atual estrutura do corpo de bombeiros da cidade e de suas reais condições na contenção incêndios com proporções iguais ao ocorreu.

Na avaliação do subcomandante, o número insuficiente de viaturas no combate aos incêndios e o baixo contingente, são os maiores problemas da corporação. Atualmente o grupamento conta com dois carros pipas, com capacidade de 3 e 5mil litros cada um. O quartel possui apenas duas viaturas de resgates e um efetivo de 64 homens, sendo que 18 desses ficam a disposição do INFRAERO, durante pouso e decolagem das aeronaves. O deputado Chiquinho Escórcio classificou a situação de “crítica”, e disse que medidas urgentes devem ser tomadas.

O subcomandante explicou ainda que a estrutura é insuficiente para atender a cidade de Imperatriz, que possui hoje, segundo dados do IBGE, uma população de quase 250mil pessoas e é pólo industrial da Região. Além de Imperatriz, o grupamento atende também a outros municípios, como: Açailândia, Montes Altos, João Lisboa e Davinópolis. O que agrava ainda mais a situação.

O deputado Léo Cunha tem demonstrado grande preocupação com o corpo de bombeiros de Imperatriz. Desde que assumiu o mandato essa já é a segunda vez que ele vai ao quartel. O deputado já teve aprovadas, na Assembléia, duas indicações solicitando que o governo do Estado, disponibilize recursos a fim de que sejam implantadas melhorias no grupamento.

No mês passando quando se reuniu com a Governadora Roseana Sarney, ele expôs a ela a gravidade da situação e cobrou que o governo faça as mudanças necessárias. Segundo a governadora novos equipamentos e viaturas serão adquiridos, a fim resolver o problema.

O deputado lamenta que devido às más condições, o grupamento é atualmente alvo de muitas críticas por parte da população: “esses homens merecem todo o nosso respeito, essa situação tem que mudar. Pra isso continuarei cobrando do governo que as melhorias venham, e o nosso corpo de bombeiros possa reconquistar sua credibilidade junto á população,” disse.

O incêndio ocorrido no dia 1º de setembro

O incêndio teve inicio por volta das 6h da manhã, na Rua Tamandaré, a poucos metros da BR-010. Segundo avaliação do Corpo de Bombeiros de Imperatriz, foi o maior já visto na nos dois últimos anos e terceiro já registrado na cidade.
Mesmo com uma estrutura deficiente o Corpo de Bombeiros chegou ao local, logo após ser acionado, e começou ali um combate que durou mais de uma hora. O fogo se alastrou rapidamente e á consumiu um prédio onde havia uma casa e uma empresa de acessórios para carros.
Para ajudar na ação dos bombeiros, foi necessária a presença de duas viaturas da Infraero e dois carros pipas de uma construtora da cidade. A ação contou com apoio de agentes da SETRAN e da Polícia Militar, impedindo que a multidão ficasse muito perto das chamas.
Segundo a Tenente Katia, no momento da ocorrência havia um contingente de apenas sete homens no plantão. Por isso foi necessário acionar alguns que estavam de folga naquele momento. Um inquérito já foi instalado e uma perícia técnica deverá apontar as causas do fogo.