Câmara Municipal concede título de cidadão de São Luís a Júlio França

A Câmara Municipal de São Luís entregou, no final da manhã desta segunda-feira (19), um título de cidadania ludovicense ao Secretário Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Júlio França. Proposta pelo vereador do PDT, Ivaldo Rodrigues, a solenidade contou com a presença do prefeito da capital, João Castelo, da deputada estadual Gardênia Castelo, várias autoridades do primeiro escalão do governo municipal, membros do PDT maranhense, vereadores da Casa, além de familiares e amigos do homenageado.

Júlio César Silva França é natural do município maranhense de Primeira Cruz. Aos 16 anos, conheceu o árduo trabalho das quebradeiras de cocos da Região do Mearim. A experiência o despertou para a militância social. Foi também seminarista. A intenção de tornar-se padre o levou a Salvador, onde permaneceu por quatro anos estudando Filosofia e Teologia. No retorno a São Luís, reiniciou sua militância nos movimentos sociais. Além de funcionário público estadual, Júlio França foi ainda educador e coordenador de Cooperativismo da Organização das Cooperativas do Maranhão (Ocema).

Em São Luís, desenvolveu diversas ações comunitárias, inicialmente, no bairro do Turu, área que adotou como prioritária. O empenho nas batalhas, em prol da melhoria da qualidade de vida aos moradores do Turu, fez nascer o grupo “Nossa Luta tem Nome”. Essa realidade o levou à filiação ao PSB, onde militou por nove anos. Também motivou o nascimento de sua candidatura a vereador, com o objetivo de expandir as ações desenvolvidas pelo grupo “Nossa Luta tem Nome”.

Júlio França elegeu-se vereador com mandato de 2000 a 2004. Durante essa legislatura apresentou, na Câmara Municipal, inúmeras proposições de grande relevância para a capital. Além disso, presidiu o extinto Instituto de Produção e Renda (IPR). Vinculado à prefeitura de São Luís, a função do IPR era de implementar as políticas públicas de produção agropecuária, agroindustrial e pesqueira do município. Assumiu a presidência do Diretório Municipal do PDT em 2003, permanecendo no cargo por dois mandatos. Em 2007, Júlio França destacou-se na 20º edição do Prêmio “The Best of The Best” como um dos melhores empreendedores daquele ano.

“Na nossa concepção, esta homenagem a Júlio França é justa e imprescindível”, falou, inicialmente, o vereador Ivaldo Rodrigues. “Além da generosidade para com a área do Turu, Júlio França foi um dos vereadores mais brilhantes que já passaram por esta Casa. Ele também foi o grande inspirador de minha vida política”, declarou o parlamentar que, na época, era assessor do homenageado na Câmara Municipal. Ivaldo elogiou a contribuição de Júlio França à construção e fortalecimento do PDT e, também, recordou sua atuação no grupo “Nossa Luta tem Nome”. “Com certeza, sem sua força e liderança não teríamos alcançado os sonhos que todos sonhamos”, encerrou Ivaldo Rodrigues.

“Este título é o reconhecimento de que ultrapassei a barreira da obscuridade. Presunção, não. Orgulho, sim”, afirmou Júlio França após a outorga do título de cidadão. “Agora sou ludovicense. Orgulhosamente, um jovem sonhador que vive em São Luís. Ao agradecer esta honraria, quero reafirmar o meu compromisso com esta cidade, a minha vontade de continuar lutando por dias melhores para a minha amada São Luís”, concluiu o gestor da Semapa.