Blitz Urbana registra mais de quatro mil ocorrências em três meses

Em entrevista coletiva concedida nesta terça-feira (19), o comandante da Blitz Urbana, coronel Luiz Carlos de Mello, fez um balanço dos três primeiros meses de atuação do órgão na capital maranhense. Iniciativa pioneira da Prefeitura de São Luís, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), a Blitz já realizou, neste período, 4.302 ocorrências entre notificações, processos, autos de embargo e de infração, ordens de serviço, apreensão de animais e demolições.

Após fazer a apresentação da estrutura da Blitz Urbana e do saldo das operações, desde o dia dois de abril deste ano, Luiz Carlos de Mello disse que os dados contabilizados foram extremamente positivos. “Alcançamos uma marca significativa entre as atividades da Blitz”, destacou. “A população está satisfeita com o trabalho realizado, tendo em vista os retornos pela pronta resposta dada diante das demandas solicitadas”, completou.

O trabalho da Blitz Urbana acontece de forma integrada entre a Semurh e as secretarias municipais de Trânsito e Transportes (SMTT), de Meio Ambiente (Semmam), de Obras e Serviços Públicos (Semosp), de Fazenda (Semfaz) e de Segurança com Cidadania (Semusc).

Única no Brasil, a Blitz Urbana já está operando com o sistema 0800 (Call Center) para intensificar o trabalho de fiscalização. Sob a direção geral de Luiz Carlos de Mello, ex-comandante da Capitania dos Portos do Maranhão, o órgão fiscaliza todas as obras públicas e privadas da cidade e o cumprimento da legislação municipal no que diz respeito às competências das secretarias envolvidas.

Em sua explanação aos jornalistas, De Mello disse que as respostas da Blitz têm sido quase imediatas no intuito de atender aos reclames solicitados. “O limite da nossa ação é a lei, sem qualquer tipo de ingerência ou repressão. Trabalhamos com respostas positivas que a sociedade nos cobra e que estamos dispostos a oferecer; tudo no sentido de tornar São Luís uma cidade bem melhor”, enfatizou ao ressaltar que há um acompanhamento permanente no deslocamento das equipes nas ruas.

Segundo o comandante, todas as ações são coordenadas e trabalhadas de forma integrada e multidisciplinar na estrutura municipal, visando ao ordenamento urbano da capital maranhense, como em casos de obstrução de calçadas, estacionamento indevido, obras irregulares, animais em vias públicas, comércio informal etc. Atualmente, a equipe da Blitz dispõe de 36 viaturas operativas (caminhonetas S-10, cabine dupla) e um caminhão boiadeiro para a apreensão de animais.

“Nos últimos três meses, a Blitz Urbana, por intermédio do Núcleo de Apreensão de Animais, que dispõe de um caminhão boiadeiro, retirou das ruas de São Luís 398 animais de médio e grande portes, um número considerado expressivo, que colocava em risco a segurança de motoristas e pedestres em vias públicas, diminuindo, assim, os acidentes de trânsito”, informou De Mello.

Os animais apreendidos são levados para um estábulo mantido pela Blitz Urbana, na Universidade Estadual do Maranhão (Uema), onde são alimentados e tratados por uma equipe de veterinários da faculdade.

Denúncia pelo Call Center e monitoramento As denúncias para a Blitz Urbana devem ser feitas gratuitamente pelo telefone 0800 400 1010. Uma sala de Call Center, com servidores capacitados, foi estruturada para estes serviços na sede do órgão, no Complexo Municipal de Segurança com Cidadania, no bairro da Alemanha.

Todas as denúncias são anotadas e o denunciante recebe um número de protocolo para acompanhar os casos, que são encaminhados para os órgãos responsáveis por resolver cada situação.

As viaturas da Blitz são equipadas com o sistema GPS, sigla em inglês que significa Sistema de Posicionamento Global. Na sala de controle de operações, cada viatura é visualizada em monitores de LCD através de mapas que mostram a localização do veículo, naquele momento, com precisão da rua e do bairro da capital.

O comandante De Mello afirmou também que, diante de todos os problemas que a cidade apresenta, não basta apenas o esforço do poder público municipal, como a atual administração do prefeito João Castelo vem fazendo, a fim de oferecer melhores condições à população.

“Cabe, ainda, ressaltar o exercício de cidadania, que não é apenas exigir que o poder público cumpra sua parte, mas, também, que cada cidadão tenha consciência de que é ele, individualmente, o grande responsável pelo que de bom ou ruim nos acontece no dia a dia”, orientou.

Ocorrências da Blitz Urbana nos primeiros três meses em São Luís:

Notificações: 1.986

Processos: 1004

Autos de Embargo: 131

Autos de Infração: 388

Ordens de Serviço: 331

Apreensões de Animais: 398

Demolições: 64