A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), em parceria com a Lampejo Comunicações, realizará a 2ª edição do Festival Sabores do Caranguejo, a partir da próxima sexta-feira, dia 29 de julho, em bares e restaurantes da capital. O objetivo do evento é exaltar a gastronomia ludovicense e fortalecer o setor como gerador de divisas, emprego e renda aos profissionais da orla.
Crustáceo será matéria-prima para bares e restaurantes de São Luís
O Festival Sabores do Caranguejo valorizará uma das iguarias mais apreciadas pelos ludovicenses e pelos turistas que aqui chegam. Dados estatísticos comprovam que a gastronomia tem a maior participação no PIB do turismo, superando, inclusive, a hotelaria e o transporte. Além disso, gera mais de seis milhões de empregos no Brasil, beneficiando, em sua maioria, a população de baixa renda.
“A culinária maranhense é muito apreciada por nós, maranhenses, e pelos turistas que visitam as praias locais. O festival potencializará esse importante atrativo turístico e dará visibilidade aos bares e restaurantes da Ilha”, disse o secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão, acrescentando que o evento faz parte da programação do “Verão de Todos”, que acontece aos sábados na Avenida Litorânea.
São Luís já é reconhecida por ter pratos típicos utilizando o caranguejo. No Sabores do Caranguejo, especialidades como a lasanha de caranguejo, patinha de caraguejo, moqueca de caranguejo, salada de caranguejo, a caranguejada, caranguejo no toc-toc, poderão ser apreciadas nos bares e restaurantes.
Durante o evento, serão distribuídos guias com fotos de todos os pratos, características e valores, além de aventais para a equipe de garçons e cozinha, além de um banner que cada bar receberá, identificando sua participação, e material promocional da Setur, como mapas, folders, brindes, entre outros.