Na segunda noite da 1ª edição do Programa Cidadania Para Todos, na Associação dos Moradores do Caratatiua, a primeira-dama, Gardênia Gonçalves, e representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) debateram, numa mesa de diálogo com a comunidade, as ações de educação implantadas em São Luís e discutiram o tema “Inclusão: Direito de Todos numa Cidade de 400 Anos”.
A primeira-dama de São Luís, Gardênia Gonçalves, frisou que o diálogo ajuda a Prefeitura a executar muitas ações
Além de Gardênia Gonçalves, participaram da reunião a secretária-adjunta de Ensino, Miryan Madgala, a superintendente da Educação Especial, Rosane Ferreira, a superintendente do Ensino Fundamental, Elizabete Maia, e o superintendente de Informática, Francinaldo Carvalho, todos da Semed.
Nesta rodada de diálogo foi discutido o Programa do Fardamento Escolar para o próximo mês de agosto, uma ação da Prefeitura de São Luís que beneficia 110 mil alunos da rede municipal de ensino, além do “Programa do Leite”, que atende mais de 100 mil estudantes, a infraestrutura de quadras poliesportivas das escolas municipais, entre outros temas.
Sobre o tópico “Inclusão: Direito de Todos numa Cidade de 400 Anos”, as autoridades municipais ouviram as sugestões da comunidade para a construção de rampas nas calçadas dos bairros, no sentido de facilitar a acessibilidade de pessoas portadoras de necessidades especiais.
Ao ouvir as necessidades das lideranças comunitárias, a primeira-dama Gardênia citou as ações implementadas pela Prefeitura de São Luís quanto à infraestrutura e frisou que uma gestão municipal precisa também de parcerias com os governos estadual e federal. “Fico muito contente e feliz em participar deste diálogo com a comunidade que muito tem a nos dizer e sugerir, colaborando com a nossa administração, pois este programa nos possibilita um contato maior com os moradores dos bairros”, ressaltou.
Durante a mesa de diálogo, o superintendente de Informática, Francinaldo Carvalho, apresentou as ações de implantação de laboratórios de informática com acesso à internet, possibilitando a inclusão digital aos alunos da rede municipal de ensino.
O Programa Cidadania Para Todos acontecerá até o próximo sábado (23), no bairro do João Paulo, e desenvolve, paralelamente às mesas de diálogo, ações de saúde, culturais e esportivas, de capacitação, lúdica e recreativa, expositivas e de embelezamento.
Na noite de quarta-feira (20), a mesa de diálogo da comunidade do João Paulo discutiu o tema “Mulher, Empoderamento e Cidadania numa Cidade de 400 Anos” com representantes da Coordenadoria da Mulher e do Conselho Municipal da Condição Feminina.
Já nesta quinta-feira (21), às 19h, a discussão será em torno da “Situação Atual do Rio Anil” com representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semmam), de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan) e de Urbanismo e Habitação (Semurh).
Oficinas educativas
Nesta quinta-feira (21), no período da manhã e tarde, serão realizadas oficinas e palestras educativas com os moradores da Redenção e da Alemanha. Pela manhã, acontecerá “Oficina de Reaproveitamento de Alimentos”, na Associação de Moradores da Redenção, ministrada pelos técnicos da Secretaria Municipal da Criança e da Assistência Social (Semcas).
Também na manhã desta quinta-feira (21) acontecerão palestras sobre “Doenças Sexualmente Transmissíveis” e “Violência Doméstica e Lei Maria da Penha”, na sala de espera da saúde e no Centro Beneficente Nossa Senhora da Glória, no bairro da Alemanha, ministradas pela Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc).
Ontem, quarta-feira (20), foram realizadas pela manhã duas oficinas sobre “Forno Solar” e “Memória da Pessoa Idosa”, no Centro Beneficente Nossa Senhora da Glória, na Alemanha, e na Associação de Caridade São Vicente de Paula, no João Paulo, respectivamente.
Já durante o período da manhã e tarde de terça-feira (19), aconteceram ações de capacitação para os moradores dos bairros da Alemanha, Caratatiua e Coroado. Pela manhã, no CIEP da Alemanha, foi realizada atividade de “Confecções de artigos decorativos em E.V.A” e, na União dos Moradores do Caratatiua, o programa também realizou “Oficina Educativa sobre Bolsa Família”, pela manhã e tarde, além da “Oficina de Forno Solar”, na União dos Moradores do Coroado, no período da tarde.
E durante todos os dias do Programa Cidadania Para Todos, de 18 a 23, está sendo realizado um curso básico de Informática na Unidade de Ensino Básico (UEB) Rivanda Berenice, no período da tarde, no bairro do Barreto, proferidos pela equipe de capacitadores da Semed.