Castelo autoriza início da obra de retificação do Canal do Cohatrac/Cohab


 (ASCOM)
A Prefeitura de São Luís deu início às obras de canalização, retificação e requalificação urbana e paisagística do Canal do Cohatrac/Cohab. O prefeito João Castelo assinou, na manhã desta quinta-feira (28), no espaço da feira livre da Cohab, a ordem de serviço para as intervenções. Trata-se de uma reivindicação histórica dos moradores daquela área que irá beneficiar 110 mil pessoas nos bairros da Cohab, Cohab Anil, Cohatrac, Jardim das Margaridas e Planalto Anil.

Acompanhado da primeira-dama Gardênia Gonçalves, do secretário adjunto de Obras e Serviços Públicos, Ricardo Medeiros, parlamentares, lideranças e representantes da empresa responsável pela execução da obra, Castelo reiterou seu compromisso com a comunidade dos bairros do Cohatrac, Cohab e adjacentes e garantiu que a retificação do canal resolverá o problema crônico e antigo de alagamentos na região. “Obra só se faz com projeto, pois o povo merece ser bem tratado e respeitado”, frisou o prefeito ao destacar que a intervenção faz parte de um conjunto planejado de ações que visa garantir drenagem e saneamento para as áreas mapeadas.

Obra estruturante de grande relevância, o Canal do Cohatrac/Cohab terá 1.920 metros de extensão e será construído em concreto armado a partir das imediações do Planalto Anil II, margeando a Cohab IV em direção à Estrada da Maioba. Ao longo de sua extensão, estão previstos guarda-corpo e passeio lateral com largura de dois metros, além de ações de requalificação urbana e paisagística.

Obras estruturantes - Ricardo Medeiros também reiterou que a obra faz parte de uma série de projetos, na área de saneamento, que já estão sendo executados pela Prefeitura de São Luís em vários cantos da capital, a exemplo dos canais do Coroado, Mercado Central/Portinho, Tropical Shopping/O Imparcial, rio Gangan, no Turu, e avenida Cônego Tavares, no Anil.

No dia 20 de setembro de 2010, o prefeito assinou contrato de financiamento com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para as obras de canalização, retificação e requalificação urbana e paisagística do Canal do Cohatrac/Cohab.

O contrato de R$ 13 milhões foi assinado pelo prefeito e pelo diretor das áreas de inclusão social e de crédito do BNDES, Elvio Lima Gaspar, em solenidade realizada na sala de atos do banco, na avenida República do Chile, no centro do Rio de Janeiro.

Presentes à assinatura da ordem de serviço o deputado federal Pinto Itamaraty, os vereadores Isaías Pereirinha, Nato, Chaguinha, Armando Costa, Vieira Lima, Josué Pinheiro, José Joaquim, além de secretários municipais, lideranças culturais e comunitárias, como Maria do Livramento Dutra.

Sonho de 40 anos - Para a moradora Léia Martins, este é mais um sonho que está se realizando, pois esse problema já existia há mais de 40 anos. “Estou imensamente feliz de ver que o prefeito já deu a ordem de serviço e os trabalhos já começaram. Agora é só esperar a conclusão”, disse a dona-de-casa, eufórica com o início da obra.

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, Isaías Pereirinha, destacou os benefícios de mais essa obra para São Luís. “É muito bom ver que o prefeito atendeu a um pedido da população e do nosso parlamento e finalmente vamos ter nosso sonho concretizado. Eu, como morador da área, agradeço de coração a mais este trabalho, que é mais um grande presente para os 400 anos da capital maranhense”, enfatizou o vereador.

Ainda durante a assinatura da ordem de serviço, moradores eufóricos com a conquista da obra carregavam faixas de agradecimento ao prefeito, tais como “abaixo de Deus, só Castelo faz” e “Obrigada, prefeito, por fazer a diferença”.