Mesmo de recesso, o deputado Carlos Amorim (PDT), esta viajando por quase todo o estado, conversando com lideranças e prefeitos.
O objetivo do deputado é conhecer os problemas do estado de perto, na volta do recesso Carlos Amorim irá apresentar requerimentos e projetos de lei, para solucioná-los. “Olha eu estou visitando os municípios do Maranhão principalmente os da nossa região, para ver de perto as necessidades do nosso povo e também reafirmar os compromissos de campanha”, disse Carlos Amorim que completou dizendo: “O meu compromisso é com o povo do nosso estado, por isso, estou aproveitando o recesso parlamentar para ver os problemas de perto e debater com a população uma alternativa para solucionar-los”, disse ele.
Bastante atuante, o deputado Carlos Amorim não faltou nenhuma seção no ano passado.
Ele é autor do projeto de lei que obriga a disponibilização de assentos a deficientes, idosos e gestantes no sistema de transporte alternativo de todo o Estado.
Pelo texto, cada veículo do sistema de transporte alternativo passará a disponibilizar dois assentos devidamente identificados às pessoas portadoras de deficiência, aos idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos e às gestantes.
Para isso, será concedido um prazo de até 180 dias após a regulamentação da Lei, para que os proprietários destes veículos tomem as medidas necessárias e adaptá-los.
Caso não a cumpram, inicialmente serão passíveis de advertência por escrito. Persistindo na desobediência os proprietários destes veículos podem ter a inabilitação para créditos estaduais; receber multa de R$ 500 a R$ 2.500, por veículo; e suspensão da autorização para exploração do transporte no sistema. Estes valores serão elevados ao dobro, em caso de reincidência.
Também está previsto que os valores arrecadados com a aplicação das multas será destinado ao Tesouro Estadual e aplicado em programas de apoio aos portadores de deficiência, aos idosos e às gestantes.
Deputado Carlos Amorim (PDT), solicitou traves de requerimento uma viatura policial para Bananal, distrito do Município Governador Edson Lobão. O pedido é uma reivindicação dos vereadores e da comunidade do Município.
“Estamos atendendo os apelos dos vereadores e da própria comunidade, quando lá estive fazendo uma visita ao município, eles nos relataram a necessidade de que o posto de destacamento da Policia Militar de Bananal, que é um distrito grande, inclusive anseia emancipação, seja mais bem estruturado. Inclusive sendo dotado de uma viatura da Policia Militar para atender os anseios daquela comunidade, nós entregamos a solicitação ao secretario Aluizio Mendes, ele ficou sensibilizado e tenho certeza que brevemente este pleito estará sendo atendido para o melhor atendimento do serviço de segurança naquela comunidade”.
O deputado Carlos Amorim que faz parte da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa, explica como estão às discussões, do Plano de Cargos Carreira e Salários dos servidores da Segurança, Policia Civil, Policia Militar e Corpo de Bombeiros.
“A Comissão de Segurança Publica, tem debatido estas reivindicações de todos os servidores do sistema de segurança publica do estado, Policia Civil, Policia Militar e Corpo de Bombeiros também, nós sabemos que eles estão reivincando melhoria salarial, estão sendo discutidos aqui a jornada de trabalho deles, e outros benefícios que eles muito tempo reivindicam. Então comissão esta envolvida nessa discussão, entendemos por bem, que a vinda do secretario de segurança publica e do secretario de planejamento para dizer sobre a capacidade financeiras do estado de arcar com isso foi marcada para ontem, mas em virtude de um não poder comparecer resolvemos suspender a reunião que só teria sentido e eficácia com a presença dos dois, então desta forma foi prorrogado para a próxima semana onde estaremos aqui discutindo com mais profundidade as reivindicações das categorias”.
Segundo informações, os secretários não compareceram a reunião por falta de espaço na agenda.