Deputado Léo Cunha e prefeito José Aldo lançam a campanha “Todos pela Educação”, em São João do Paraíso



Na manhã do último domingo (28), o deputado Léo Cunha (PSC) participou, em São João do Paraíso, do lançamento da campanha “Todos pela Educação”. No evento, o parlamentar enfatizou a importância da iniciativa do prefeito José Aldo (PRB), que busca meios para melhorar os índices escolares atualmente apresentados pelo município.
“O lançamento dessa campanha mostra uma das maiores preocupações do prefeito Zé Aldo que é de alavancar a educação aqui em Paraíso e reflete o compromisso que ele tem com a população,” afirmou.
O evento aconteceu no clube Itamaraty, na sede da cidade e contou com a presença de pais de alunos, educadores, além de toda a equipe de secretários municipais, que assim como o gestor, mostraram comprometimento com a educação do município.
Segundo o Índice de Educação Básica (IDEB) medido em Paraíso, houve uma queda significativa na qualidade do ensino público da cidade. O índice é indicador do MEC (Ministério da Educação), e são quantificados a cada dois anos.
No ano de 2011, por exemplo, o IDEB aferiu nota 3,2 para as series do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Já para o 6º ao 9º ano a nota aferida foi de 2,6. As notas fizeram com que o prefeito tomasse a iniciativa de lançar a campanha.
“Através dessa campanha estaremos nos unindo mais ainda no desenvolvimento de ações pela secretaria de educação, envolvendo os educadores e a comunidade. E assim, alcançaremos nosso objetivo que é de proporcionar uma educação de qualidade e assim atingir as metas estabelecidas pelo MEC,” disse o prefeito.
O prefeito também chamou atenção para os altos índices de evasão escolar, segundo o censo escolar de 2008, 4.138 alunos estavam em sala de aula, e em 2012, esse número caiu para 2.353 estudantes. O fato fez com que o município deixasse de receber do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) recursos na ordem de mais de R$9milhoes.
Diante dos dados apresentados, o deputado Léo Cunha fez questão de enfatizar que a situação se deve a uma crise administrativa pela qual a cidade passou e não aos professores. “A culpa não é dos educadores, pois graças ao esforço deles as notas apresentadas pelo município vinham melhorando,” ressaltou.
Mas apesar da situação ora apresentada, o deputado se disse confiante de que graças ao trabalho desenvolvido pelo prefeito, a realidade deverá mudar dentro de pouco tempo.
“Sei da competência do Zé Aldo e tenho certeza de que ele não poupará esforços para que os alunos possam freqüentar assiduamente as salas de aula e os professores possam trabalhar incentivados e, assim proporcionar uma formação adequada às crianças e jovens dessa cidade,” ressaltou.