Deputado Domingos Dutra defende a permanência do horária do programa 'A Voz do Brasil'


O Deputado Domingos Dutra(PT/MA) participou, na manhã desta segunda-feira(20), da audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado para discutir sobre a flexibilização de horário do programa ‘A Voz do Brasil’. O diário está no ar desde 1935, instalado durante o governo de Getúlio Vargas com o nome de ‘Programa Nacional’. Em 1971, por determinação do presidente Médici, mudou para ‘A Voz do Brasil’.
Na avaliação do Deputado, A Voz do Brasil valoriza o Parlamento ao divulgar as ações de cada parlamentar e a flexibilidade do horário pode dificultar a população a ter o acesso aos trabalhos debatidos e votados na Câmara. “O programa é o único canal que temos como aliado na divulgação dos trabalhos nas Comissões e no Plenário, principalmente para deputados como eu, que não tem dinheiro, que não vende, não compra, não constrói para o Estado e muito menos tem aliado no poder econômico e se dedica apenas a defender os mais humildes. Somente a Voz do Brasil divulga as nossas ações. Portanto, vamos ficar atentos para derrotar essa absurda mudança", declarou o Deputado Domingos Dutra.
A principal justificativa das empresas de radiodifusão que querem a flexibilização do horário do programa deve-se a utilização do horário nobre. Partindo desse princípio, o deputado Domingos Dutra rebateu: “Não pode ser um horário nobre para o mercado, para levar lucros a uma minoria. Esse horário nobre tem que ser para o povo brasileiro, principalmente aos camponeses”, conclui o parlamentar ao explicar que, para muitos camponeses, o programa A Voz do Brasil é a única maneira de mantê-los informados sobre os debates do Congresso Nacional.
 O requerimento para a realização da audiência é da Senadora Ana Rita(PT/ES), presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado. A senadora, que é contra a flexibilização do horário do programa, afirma que A Voz do Brasil cumpre um importante papel jornalístico, informando o cidadão sobre as atividades e decisões dos poderes públicos.


 Por Salis Chagas, Assessor de Comunicação