Lobista que atuava no ‘esquema’ de Paço do Lumiar é primo da governadora Roseana Sarney

Por Neto Ferreira



O lobista Luis Carlos Teixeira Freitas.
O lobista Luis Carlos Teixeira Freitas.O lobista e ex-presidente da Comissão Permanente de Licitação (CPL) do município de Paço do Lumiar, Luis Carlos Teixeira de Freitas, primo da governadora Roseana Sarney (PMDB), tinha tentáculos no Governo do Estado do Maranhão e em diversos municípios, conforme atesta escutas telefônicas grampeadas pela Polícia Federal do Maranhão.
Filho de um médico falecido, irmão de dona Marly Sarney, esposa do presidente do Senado Federal, senador José Sarney (PMDB-AM), Freitas foi pilhado nas conversas telefônicas mostrando sua habilidade em fazer negócios, principalmente de recursos oriundos de verba parlamentar ou de convênios com Ministérios.
Segundo a PF, ele é citado em diversos depoimentos, além das conversas grampeadas entre ele o vereador Thiago Aroso, o presidente da Câmara Municipal de Paço do Lumiar Alderico Campos. Tudo girava em torno de recursos federais e da forma como ele tinha que manusear os editais dirigidos para empresas de parceiros da administração municipal.
Pelas investigações da Polícia Federal, consta no relatório que, “ o principal responsável em montar os processos licitatórios na prefeitura é Luis Carlos Teixeira de Freitas, o qual tem uma vasta gama de contatos no meio empresarial e governamental, passando o dia a realizar sua função de lobista, praticando tráfico de influência, agenciando empresas para figurarem facilidades e “comprar” a contratação de empresas que representa, junto a entes públicos, o presidente da CPL”.
Luis Carlos, monitorado por tornozeleira , desobedeceu a ordem da Justiça Federal de que não poderia sair no período da noite. O lobista foi localizado na madrugada de sábado (22) em um bar no Turú, sem contar que ele na noite anterior não dormiu em sua residência (reveja), conforme determinação da (JF).