O mandato do ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Arnaldo Versiani, relator do processo que pede a cassação da governadora do Estado do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB), termina no próximo dia 12 de novembro.
A indicação de um novo ministro para ocupar a vaga cabe à presidente Dilma Rousseff, a partir de uma lista tríplice aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Mas vale ressaltar que quando Versiani deixar o Tribunal um substituto temporário deve cuidar dos processos que estão sob sua relatoria, até que um novo ministro tome posse. A medida é adotada pelo Judiciário.
O processo de Roseana está na Procuradoria Geral da Republica para receber parecer do procurador, Roberto Gurgel.
A demora na devolução do processo já motivou até criticas do deputado federal Domingos Dutra (PT-MA), que foi a Tribuna no ultimo dia 10, solicitar agilidade no processo de cassação de Roseana. “Volto a esta tribuna para cobrar do Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, que devolva, com o parecer, o processo de cassação da Governadora do Maranhão, Roseana Sarney”.
O deputado, Domingos Dutra, cobrou o julgamento da governadora Roseana Sarney, destacando o julgamento do mensalão. “Nós temos neste momento, Deputado Esperidião Amin, fatos importantes para o País: o Cachoeira está preso; o Demóstenes renunciou ao mandato; o Supremo está condenando a maioria dos políticos e não políticos envolvidos no chamado mensalão, e o processo de cassação da Governadora do Maranhão está nas mãos do Procurador-Geral da República há alguns meses”.
Será que vão conseguir julgar a filha do todo poderoso, Sarney?