Blocos partidários ainda discutem formação da mesa-diretora da AL

Faltando exatos oito dias para a eleição da mesa-diretora da Assembléia Legislativa do Maranhão, os blocos que compõem as bancadas ainda discutem a indicação de nomes para composição do comando da Casa. Dois fatos já estão consolidados: o deputado Ricardo Murad (PMDB) será eleito presidente e terá ao seu lado seis indicados pelos blocos governistas e dois pela oposição. A eleição da mesa-diretora da Assembléia ocorre logo após a posse dos novos deputados.

Ricardo Murad pretende definir, esta semana, em reunião com as bancadas, os nomes de cada partido para compor a direção da Casa. O principal bloco da Assembleia, formado por PMDB, DEM, PTB e PV indicará, além de Murad, outros três parlamentares. O bloco “União pela Democracia”, formado pelos pequenos partidos da base da governadora Roseana Sarney, indicará outros três. As duas vagas restantes serão ocupadas por membros da oposição.

Uma resolução aprovada no fim do ano passado dá aos partidos a prerrogativa de formar blocos ou bancadas com apenas quatro parlamentares – com direito a liderança e definição de nomes para a mesa-diretora e comissões técnicas. Esta possibilidade pode resultar na dissolução de alguns blocos.

Dos partidos que têm representantes na Assembleia, apenas PMDB, PV, DEM e PDT têm números para compor blocos sozinhos. Como os governistas continuarão unidos em uma só bancada, apenas o PDT será influenciado pela resolução. Sozinho, tem condições de indicar um dos membros da Mesa e ainda se manter como bancada forte na composição das comissões técnicas.

A decisão sobre os nomes da nova mesa-diretora da Assembleia Legislativa deve ser tomada até o fim de semana.