Processo que pede a cassação de Roseana Sarney pode ser julgado em maio

O deputado Rubens Pereira Junior (PCdoB) conversou nesta quinta-feira (08) com a reportagem da Central de Noticias para falar sobre o processo de cassação da governadora Roseana Sarney (PMDB), no qual ele é um dos advogados do ex- governador José Reinaldo Tavares (PSB) que pede a cassação de Roseana.

(Foto: Arquivo/Reprodução)

Rubens Junior informou que faltam apenas duas testemunhas a serem ouvidas, nesta primeira fase do processo. “Realizamos nesta semana as oitivas das testemunhas de defesa da governadora Roseana Sarney e do vice- governador Washington Oliveira. Tem apenas duas testemunhas que é, o secretario da saúde Ricardo Murad, que tem até o dia 10 de março para marcar a data e o deputado Chiquinho Escórcio que tem até o dia 15 de março para marcar a ser ouvido”.

Rubens afirma que a governadora e seu vice, com manobras, tentaram prorrogar o processo. “Os recorridos tinham dez testemunhas e apresentaram apenas duas, isso comprova que todas aquelas tentativas de adiamentos tinham apenas esse caráter para prorrogar o julgamento do processo”.

O advogado disse ainda que o processo se baseia em abuso de poder político e econômico na eleição de 2010. “O processo se baseia no abuso de poder político e econômico ocorrido na eleição especialmente no valor do montante absurdo realizado as vésperas das convenções eleitorais que tinha como objetivo não fazer uma descentralização administrativa, mas sim cooptar lideranças políticas, presidente de associação, prefeitos, vereadores e deputados. Só para termos uma noção no mês de junho de 2010 foram feitos 979 convênios no valor de mais de 400 milhões de reais, com todos os tipos de entidades até associação espírita, associação de beach soccer, todos os tipos de prefeituras. Então isso desequilibrou o processo eleitoral”.

Rubens lembra o processo que cassou o ex-governador Jackson Lago a pedido da governadora Roseana Sarney. “Quem aceitou essa jurisprudência foi o próprio TSE quando julgou o processo do ex-governador Jackson Lago. Nós queremos é que julguem. O próximo passo após ouvirmos as testemunhas será as alegações finais em três dias e depois o Ministério Público tem que dar o parecer em cinco dias. Em tese, já em maio o Ministro Arnaldo Versiani pode pedi pauta e colocar em julgamento”.

Os advogados do ex-governador José Reinaldo Tavares estão otimistas. Para eles, a governadora será cassada. “O processo corre todo em Brasília no TSE. Veio para o Maranhão apenas para serem ouvidas as testemunhas. Nós estamos extremamente otimistas de que o abuso que foi cometido em dois mil e dez será julgado pelo TSE e certamente a governadora Roseana será cassada”.