Câmara Municipal de São Luís homenageia a Semana da Família

A Câmara Municipal de São Luís realizou, ontem (25), um painel intitulado “Família, Pessoa e Sociedade”, proposto pelo vereador do PSDB, José Joaquim. A solenidade aconteceu em comemoração à instituição da Semana da Família em São Luís, pela lei municipal nº 3.538 de 1996, criada pelo parlamentar tucano e aprovada pelo Poder Legislativo. Na ocasião, também foi entregue uma placa homenageando os 20 anos de criação da Pastoral da Família na Arquidiocese de São Luís.

Participaram da mesa do debate: a secretária Municipal da Criança e Assistência Social, Roseli de Oliveira Ramos; o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Francisco de Assis Castro Gomes; o bispo auxiliar Metropolitano de São Luís, Dom José Carlos Chacorowski, e o casal arquidiocesano da Pastoral Familiar, Marcos Antonio Cruz e Maria da Conceição Soeiro.

Dizendo-se bastante gratificado com mais uma sessão solene em comemoração às Semanas Nacional e Municipal da Família - que acontecem anualmente a partir do segundo domingo de agosto, José Joaquim destacou que: “A lei designa, como patrono da Semana Municipal da Família, o padre João Mohana, falecido em 12 de agosto de 1995. Coincidentemente, a Pastoral da Família completa agora 20 anos e a lei 15 anos. A CNBB proclama, todos os anos, a Semana Nacional da Família com um tema a ser trabalhado. A temática deste ano trata das políticas públicas que atendam às demandas da família na área da saúde, educação, geração de emprego e renda”.

O vereador afirmou que propôs uma emenda à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2010, que está sendo trabalhada agora pelo Executivo Municipal, sugerindo a destinação de recurso, em especial, à Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), para o desenvolvimento do projeto “Família Empreendedora da Paz”. “O projeto ‘Família Empreendedora da Paz’ é baseado na lei que criou a Semana Municipal da Família, para que o município ofereça espaço de encontro e desenvolvimento das famílias além do espaço da Igreja. Isso vai acontecer ainda este ano, a partir da Semcas, em seu Centro de Referência da Assistência Social (CRAS)”, explicou José Joaquim.