João Castelo encerra etapa do “Cidadania para Todos na Zona Rural.

O prefeito de São Luís, João Castelo, visitou, neste sábado, as atividades do Programa Cidadania Para Todos na Zona Rural. Diversas ações sociais, de saúde, de lazer, de cultura, artesanato e o “Peixe para Todos” estiveram à disposição dos moradores no Largo do Andiroba. No período da tarde, ele participou da mesa de diálogo “Prefeito com Você”, onde discutiu todas as demandas da região com os secretários e as lideranças comunitárias da área.

Durante todo o dia, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) esteve com toda sua estrutura médica para a realização de consultas. “Estamos aqui com ginecologia, pediatria, oftalmologia, clínica geral, entre outras ações como aplicação de flúor, aferição da pressão arterial, prevenção da saúde do idoso e do trabalhador. Será realizada, também, atividade de orientação sobre a saúde do homem, como o câncer de pênis e próstata e o programa do tabagismo”, disse Gutenberg Araujo Secretário Municipal de Saúde.

O vereador Ivaldo Rodrigues (PDT), esteve também participando das discussões. “Essa é forma mais correta de democratizar as ações do governo o prefeito João Castelo vem para a Zona Rural vai para outros bairros da cidade fazer com que as ações estejam próximo da população,não só as ações teóricas, mas as ações praticas,aqui nós estamos implantando mais de 56 km de asfalto, concluindo a tão sonhada a transrural, fazendo com que essa obra que vem beneficiar a população seja concreta, que a população sinta esta realidade aqui de perto, nós estamos muito feliz trazendo todos os seguimentos da prefeitura, todos os secretários, cada secretario tem um estande próprio aqui, fazendo com que essas ações sejam desempenhadas com a população e para a população”, explanou Ivaldo.

O vereador Armando Costa (PSDC) ressalta a importância das discussões com as lideranças comunitárias. “Isso foi uma luta das lideranças da Zona rural que se uniram presidentes de associações e instituições que as próprias comunidades criaram como a Federação das Entidades Comunitárias da Zona Rural que, lutou reivindicou e hoje o prefeito João Castelo esta colocando em pratica todos esses trabalhos dando essa atenção que a Zona Rural precisa, a Zona Rural que muito foi abandonada, que muito foi esquecida pelos governantes, mas hoje esta de parabéns com esta ação”, disse.

O secretario de orçamento participativo Pavão Filho, explica que estar reorganizando a secretaria para voltar às discussões com comunidades as questões orçamentárias. “O que estamos fazendo nesses seis meses a frente das (SEMOP), é tentando reorganizar, buscando alternativa mesmo sendo extraordinária, praticamente sem orçamento, mas nós estamos buscando alternativas, pedindo apoio de outras secretarias, com a de obras e serviços públicos como também da secretaria de planejamento, hoje a (SEMOP) desenvolve um trabalho fantástico de mobilização para a realização do “cidadania” que é um grande programa de integração, entre o poder publico e a sociedade”, explica Pavão.

O prefeito João castelo garante que a prefeitura estar fazendo obras para que vão para sempre, “nós priorizamos antecipadamente antes mesmo do programa, o asfaltamento da Zona Rural, a Zona Rural vivia abandonada, nós agora vamos deixar aqui quase 58 km de asfalto com meio fio e sarjeta, coisa descente, não coisa para pintar hoje no ano seguinte ele acabar, é coisa pra sempre”, disse Castelo.