Léo Cunha quer debater sobre meio ambiente no Seminário de Lideranças

A Assembléia Legislativa encaminhou oficio de autoria do deputado Léo Cunha (PSC), ao Secretário de Articulação Política, Hildon Rocha, para que ele determine a inclusão de temas referentes ao meio ambiente, entre os assuntos debatidos no Seminário de Lideranças, promovido pelo Governo do Estado. O evento tem como principal objetivo discutir, com as lideranças, as prioridades apresentadas pelos municípios maranhenses.

Para Léo Cunha, que é presidente da Comissão do Meio Ambiente da Assembléia, o assunto em questão, não pode ficar fora da pauta de discussão do seminário “já que o seminário pretende identificar as dificuldades enfrentadas nos municípios maranhenses. Onde, em sua maioria, se identificam nitidamente várias questões relacionadas ao meio ambiente.”

Entre os assuntos que deverão ser enfocados no seminário, o parlamentar destaca: a situação dos lixões; a destinação final do lixo hospitalar; resíduos líquidos e sólidos provenientes de matadouros; saneamento básico e a situação real dos rios de cada município.

Sobre a questão dos lixões, o deputado alerta para o cumprimento da Lei 12305/2010, que estabelece prazo até agosto de 2012, para que todos os municípios e o estado elaborem plano de Resíduos Sólidos.

O parlamentar destaca também que em pesquisa recente realizada pela Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) apontou que no Maranhão, apenas 31% de todo lixo que produzido tem destinação adequada, ou seja, tratamento correto em aterros sanitários.

Segundo Léo Cunha, a pesquisa revela uma situação que deverá ser enfrentada com rigor. E que se faz muito oportuna nesse momento, em que o governo busca traçar um mapa das dificuldades enfrentadas pelos municípios.