Reunião com Castelo encerra edição do Cidadania Para Todos no polo Turu


O prefeito de São Luís, João Castelo, participou, neste final de semana, de todas as atividades de encerramento da segunda edição do “Programa Cidadania para Todos”, no polo Turu. Visitou os estandes das secretarias municipais na feira de exposições de produtos, no Viva do Planalto, e reuniu-se com moradores no encerramento da programação.

Em companhia da primeira-dama, Gardênia Gonçalves, de secretários municipais e auxiliares de governo, Castelo cumprimentou moradores e foi recebido com entusiasmo pela população e lideranças comunitárias dos 12 bairros daquela área.

“Este é um programa muito importante porque discute as demandas dos bairros diretamente com os moradores e as lideranças comunitárias e, consequentemente, a Prefeitura vai classificando as ações emergenciais que são necessárias para cada local”, frisou João Castelo.

O prefeito fez questão de visitar todos os estandes das secretarias municipais, que disponibilizaram trabalhos de inscrição do Cadastro Único, atendimento ao Bolsa Família, orientação da carteira do idoso, entre outros serviços oferecidos. “Estas ações são muito eficazes porque aproximam mais a Prefeitura das pessoas e todos ficam sabendo como anda o trabalho da nossa gestão, porque abaixo de Deus só o povo me comanda”, enfatizou o prefeito.

Castelo visitou o “Caminhão do Peixe”, do projeto “Peixe Para Todos”, que vende o produto 30% abaixo do preço praticado no mercado. O prefeito compareceu, também, à Associação dos Moradores do Planalto Turu I e ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), no Sol e Mar.

Acompanharam o prefeito, durante o evento, o líder do governo na Câmara Municipal, vereador José Joaquim (PSDB), os vereadores Ivaldo Rodrigues (PDT), Josué Pinheiro (PSDC) e o suplente de vereador João Batista Matos (PPS), entre outras autoridades e lideranças municipais.

Prefeito com você Já no início da noite, o prefeito João Castelo participou da atividade “Prefeito com Você”, na Unidade de Ensino Básico (UEB) João de Sousa Guimarães, no bairro da Divineia, onde conversou, dialogou e ouviu as demandas e sugestões da população para as melhorias nos bairros.

Os líderes comunitários Cibele Duarte Abreu, do Turu, e Paulo Henrique Guimarães da Silva, da Santa Rosa, leram e entregaram ao prefeito um documento de 12 páginas elaborado durante as cinco noites das mesas de diálogo, onde estabeleceram as necessidades mais urgentes dos 12 bairros que compõem o polo. João Castelo ouviu atentamente as demandas de melhorias na Saúde, Educação, Infraestrutura e Mobilidade Social.

Diante de todas as demandas, o prefeito disse que irá reunir-se com seu secretariado para determinar a realização das possíveis ações. “Vou despachar com cada um dos secretários e priorizar, minimamente, cada item que está aqui neste documento. Vamos acelerar este programa para que todos os bairros de São Luís tenham a mesma oportunidade”, completou João Castelo.

Mesas de diálogo A última rodada das mesas de diálogo com as lideranças comunitárias aconteceu na noite de sexta-feira (05), com a presença da primeira-dama, Gardênia Ribeiro Gonçalves, que presidiu os debates sobre o “Corredor de Transporte para São Luís 400 anos”, na Associação dos Moradores do Planalto Turu I.

O secretário-adjunto de Trânsito e Transportes (SMTT), José Arthur Cabral Marques, apresentou o projeto do Corredor que realizou um diagnóstico do trânsito de São Luís, no sentido de obter soluções eficazes para desafogar o tráfego da capital.

“Entre as propostas urbanísticas para melhorar a trafegabilidade das cidades apresentadas ao Governo Federal, São Luís está entre as quatro capitais brasileiras que têm um projeto viável de corredor de transporte. Agora estamos esperando a aprovação do governo que sairá nos próximos meses”, afirmou Arthur Cabral.

Na mesma noite, o diretor-geral da Blitz Urbana, órgão ligado à Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), Luís Carlos de Mello, apresentou as ações de fiscalização desenvolvidas pela Blitz para o reordenamento da cidade. “O prefeito João Castelo tem dado apoio incondicional ao órgão que trabalha com interesses voltados para o bem-estar da população”, declarou.

A primeira-dama encerrou a mesa de diálogo fazendo um balanço positivo das discussões sobre as demandas dos bairros do polo Turu I, durante cinco noites de debates com secretários municipais e lideranças comunitárias.