“A PF deve apurar todos dos desmandos em Paço e Bia deve falar e indicar seus cúmplices” sugeriu Deputado Domingos

O deputado federal Domingos Dutra (PT-MA) comentou nesta quinta-feira (20) a Operação Allien, da Polícia Federal, ocorrida na manhã de hoje, que resultou na prisão da prefeita de Paço Lumiar, Bia Venâncio, o seu filho, o vereador Thiago Aroso, e mais 17 investigados, dentre eles três secretários municipais.
Eles são acusados pelos federais de fraudes em licitações que podem ter resultado no desvio de R$ 15 milhões do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE).
Além do monitoramento, Bia e Thiago ficarão recolhidos em suas casas no período noturno, nos fins de semana e nas folgas.
Não podem manter contato com nenhum dos demais 17 investigados - que também serão monitorados eletronicamente - e nem podem ter acesso à sede da Prefeitura.
A operação é resultado de uma investigação do Ministério Público Federal e da Controladoria Geral da União (CGU) e foi realizada nos municípios de Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Igarapé Grande e São Luís.
No caso de Paço do Lumiar, os envolvidos responderão pelos crimes de desvio de recurso públicos (art. 1º do DL 201/67), uso de documento falso e formação de quadrilha (art. 288 e 304 do Código Penal), fraude em licitações (art. 90 da lei 8666/93) e lavagem de dinheiro (art. 1º da lei 9613/98).
Somadas, as penas podem chegar a 35 anos de reclusão.
O deputado Domingos Dutra quer que a Polícia Federal apure todos os desmandos administrativos praticados naquele município. "Finalmente a senhora Bia e seu filho Thiago Aroso estão presos. O estado moral e financeiro que ela fez no Município de Paço do Lumiar é muito grande. É preciso que prendam mais gente, incluindo todos os ex-secretários da prefeita, inclusive os que estão apoiando o candidato Josemar”, disse o deputado.
O parlamentar acentuou que espera que o Judiciário “mantenha a Bia afastada da Prefeitura, sob pena do seu retorno significar a continuidade dos crimes contra a população”, alertou.Domingos Dutra quer, também, que a prefeita fale sobre os desvios praticados em sua gestão. “Espero que a senhora Bia fale sobre os recursos federais de programas e convênios que recebeu e foram desviados pela prefeitura de Paço, na sua gestão, e também indique os seus cúmplices”.O deputado acrescentou que “se elafizer isso, dos candidatos que disputam as eleições em Paço do Lumiar, somente Nubia não está lambuzada neste mar de lama”.


Assessoria de Imprensa