Ministro Padilha garante emenda do deputado Domingos Dutra para construção do Hospital-Maternidade em Paço do Lumiar

O Ministro Padilha garante emenda do deputado Domingos Dutra para construção do Hospital-Maternidade em Paço O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, garantiu ao deputado federal Domingos Dutra (PT-MA) a manutenção dos recursos da emenda de autoria do parlamentar para a construção do Hospital-Maternidade na Vila Nazaré, próximo ao Conjunto Maiobão, no município de Paço do Lumiar, em 2013.

A emenda, originalmente intitulada “Estruturação de Unidades de Atenção Especializada em Saúde”, encontra-se disponível no portal “Siga Brasil” (no site do Senado), juntamente com as outras emendas que o parlamentar maranhense apresentou ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA 2012).

Pela emenda, o deputado destinou R$ 1 milhão ao Ministério da Saúde para a construção do referido hospital.

No entanto, por pouco, os recursos não foram perdidos, uma vez que a Prefeitura de Paço do Lumiar está inadimplente junto ao SIAFI (Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal). “Como o município está inadimplente, procurei o ministro Padilha, que me orientou a consultar o governo do Estado, se poderia receber os recursos e construir o hospital. Eu encaminhei dois ofícios ao secretário de Saúde, Ricardo Murad, e até hoje não recebi resposta”, explica Domingos Dutra.

Para não perder os recursos, o deputado afirmou que voltou ao ministro Padilha, que desta vez lhe orientou a colocar o dinheiro no Fundo Nacional de Saúde (Funasa). “Com isso, os recursos propostos pela emenda de minha autoria foram mantidos e não serão perdidos, e finalmente a população de Paço do Lumiar vai ter, a partir do próximo ano, pela primeira vez em sua história, um hospital descente”, comemorou o parlamentar.

O deputado Domingos Dutra voltou a lamentar a situação da saúde pública naquele que é um dos quatro municípios da Grande Ilha de São Luís. “Paço do Lumiar tem 110 mil habitantes, já é o sexto município mais populoso do estado, segundo dados recentes do IBGE, e lá não tem nenhum hospital. A única unidade de saúde que existe no município é uma unidade mista construída ainda quando Dr. Jackson Lago era secretário de Saúde do Estado, no governo de Cafeteira, em 1987”, informou o deputado.Ele também estranhou o fato do município não ter sido incluído no Programa “Saúde é Vida” do Governo do Estado de construção de novos hospitais. “Estranhamente, o governo do Maranhão, que está fazendo 72 hospitais em todo o estado, inclusive em municípios com 5 mil habitantes, deixou de fora Paço do Lumiar, que tem mais de 100 mil almas”, declarou o parlamentar, enfatizando que, por falta de uma maternidade, “Paço do Lumiar é o único lugar do mundo que ninguém nasce, apenas morre, pois as mulheres têm seus filhos ou em São José Ribamar ou em São Luís”. O deputado acrescentou que sonha com eleição da Dra. Núbia Dutra “para ela, como prefeita, venha construir e inaugurar esse hospital, que é uma reivindicação antiga da nossa população”.

Assessoria de Imprensa