Deputado Domingos Dutra discorre sobre recursos que alocou para o Maranhão através de emendas, declara apoio a Edivaldo e volta a contestar pesquisas eleitorais


O deputado federal Domingos Dutra (PT-MA), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara Federal, comentou nesta quinta-feira (13) sobre os recursos de emendas parlamentares de sua autoria alocando recursos no Orçamento da União para a construção de unidade de saúde, Agências da Previdência Social (APS), obras de infraestruturas e outras ações beneficiando a população urbana e rural de vários municípios do estado do Maranhão.
O parlamentar foi entrevistado do Programa “Bastidores da Política”, da Rádio Capital AM, em São Luís, pelos apresentadores Ivison Lima e Mônica Moreira Lima, com participação do comentarista José Machado.
Questionados pelos jornalistas sobre o processo eleitoral no Maranhão, o deputado Domingos Dutra declarou apoio ao candidato da Frente de Esquerda, deputado federal Edivaldo Holanda Junior,, à prefeitura de São Luís, que é apoiado por lideranças do PTC, PSB, PCdoB e outras legendas. Ele voltou a contestar a produção e divulgação de pesquisas eleitorais, que segundo ele, “são pesquisas de fundo de quintal”. E frisou que “não se pode manipular, fraudar e induzir de forma criminosa através de pesquisa a vontade do eleitor”.
EMENDAS PARLAMENTARES
O deputado começou a entrevista falando das emendas de sua autoria destinadas ao estado do Maranhão, nesse cinco anos de mandato no Congresso Nacional.
- Nós temos colocado, ao longo desses cinco anos, emenda individuais beneficiando vários municípios maranhenses, em v´parias áreas – informou Domingos Dutra.
Este ano” - explicou o deputado - “coloquei R$ 600 mil para o Sara, que é um hospital de excelência. Este ano também coloquei mais R$ 400 mil para o Hospital Aldenora Belo. Junto com a Bancada Federal do Maranhão, nós colocamos R$ 50 mil para UFMA, por isso é que o reitor Natalino Salgado tem feito muitas obras. Também eu, com o deputado Ribamar Alves e o deputado Julião Amim, na época, colocamos R$ 10 milhões para fazer o Mercado do Peixe decente, em São Luís. Mas, infelizmente, o dinheiro foi perdido. Foi feito o convênio com ministro, mas Jackson Lago foi cassado e o governo atual acabou perdendo R$ 10 milhões para fazer o Mercado do Peixe decente.
Para o município de Paço do Lumiar (MA), o deputado Domingos Dutra revelou que “colocamos cerca de três milhões de reais, nesses anos, mas infelizmente os prefeitos perderam todos”.
- Este ano, graças a Deus, está garantido R$ 1 milhão para construção do Hospital Maternidade. Só vai ser garantido porque o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, meu amigo de partido, garantiu esse recurso no orçamento deste ano - disse.
O deputado anunciou, ainda, que estão garantidos R$ 1,2 milhões para uma Agencia do INSS, que vai ser construída aqui na Avenida 03, no Conjunto Maiobão. “Para a construção dessa agência, os recursos são R$ 500 mil de emenda parlamentar de minha autoria e mais R$ 700 mil do Ministério da Previdência, e o terreno a prefeita atual entregou como parceria. Portanto, apesar da gente não ter meio de informar tudo que coloca de recurso pro Maranhão, temos feitos muita coisa. Também lembro que o deputado Lourival Mendes e eu, colocamos R$ 30 milhões no Orçamento deste ano para a segurança publica do Maranhão”.
APOIO A EDIVALDO
Questionado pelos jornalistas sobre o seu posicionamento com relação às eleições em São Luís, o deputado Domingos Dutra declarou apoio ao candidato da Frente de Esquerda, Edivaldo Holanda Junior.
- Olha você sabe que eu não estou apoiando o atual prefeito. Eu tenho opção e estou apoiando Edivaldo Holanda - revelou Dutra.
O parlamentar, no entanto, faz um alerta: “Mas eu acho que hoje o candidato tem que saber o que faz, porque tudo é proibido”. E citou um fato ocorrido na eleição de 2010.
Vocês lembram que, em 2010, a atual governadora botou um trem, na cabeça do trem tinha uma chaminé saindo gás lá do Capinzal do Norte e até hoje não tem um poço de gás. Saiu que a Refinaria de Bacabeira ia exportar petróleo até pro Oriente Médio, e até hoje as obras estão ´paradas. Portanto, infelizmente no processo eleitoral tem isso. Na minha opinião, acho que o mais importante é deixar que o eleitor decida, se não for algo tão escandaloso, é importante que o eleitor decida. A gente está na capital, as pessoas têm senso critico, hoje tem radio, tem internet, tem o jornal e tem a televisão. Eu acho que temos que proibir determinadas coisas, pois o poder econômico corrói a liberdade do eleitor. Agora, o direito de informação, eu sou favorável, desde que o eleitor filtre as ideias e examine se quem está dizendo isso e aquilo tem credibilidade para fazer. Se aquilo que está sendo dito, apresentado, proposto, tem chance para ser realizado”.
PESQUISAS ELEITORAIS
O deputado Domingos Dutra também reiterou, na entrevista à Rádio Capital, que vai lutar para proibir divulgação de pesquisas eleitorais.
- Em toda eleição há uma queixa generalizada da divulgação de pesquisas. Aqui mesmo, no Maranhão, eu vi uma pesquisa de Codó, onde um candidato em uma semana tinha 10%, e na semana seguinte ele subiu para 30%. Eu vi uma pesquisa de Bacabal, em Zé Alberto tinha três pontos à frente de Zé Vieira, e na semana seguinte, Zé Vieira estava com 10 pontos à frente de Zé Alberto. Em Paço do Lumiar, já tem candidato com 49% á frente de Núbia, que aparece com 8, e Gilberto com 13, quando a gente sabe que esta não é a realidade. Então, eu sou contra. Eu acho que tem que fazer pesquisa internamente, mas essas pesquisas de fundo de quintal, de instituto que é feito só na época de eleição, sem rigor técnico nenhum, o resultado é: quem paga está na frente. Eu acho que não se pode manipular, fraudar e induzir de forma criminosa através de pesquisa a vontade do eleitor. Eu vou pedir que o Congresso Nacional discipline isso para que haja pelo menos uma fiscalização, porque virou uma bagunça. Aqui já teve gente que me ofereceu: 'tu me paga tanto que eu te boto tanto na frente'. Eu vou fazer para quê? Para induzir o eleitor pra ir pro lado que não é?. Acho que existem algumas exceções, pelo menos eu acredito muito no Datafolha.
SITUAÇÃO DE PAÇO DO LUMIAR É SÓ BURACO
Ao ser abordado sobre os problemas que enfrentam a população de Paço do Lumiar, o deputado Domingos Dutra não poupou críticas à atual administração do município.
- Aqui não tem prefeita. Aqui tem uma tatua que é mulher do tatu, porque aqui só tem buraco: é buraco grande, buraco pequeno, buraco largo, buraco estreito, buraco fundo, é buraco raso. Aqui, é só buraco. Além dela ser uma tatua, resolveu criar jumento, porque o que tem de capim e mato nas ruas. É como se a prefeita tivesse uma manada de animais pra comer capim. Não tem governo, tudo abandonado. Infelizmente, a senhora Bia não é candidata. Ela fez pesquisa. Nós também fizemos: 85% de rejeição. Ela abriu mão e apoia o candidato Almeida. Nós esperamos que a população escolha o candidato que tem proposta, aquele que serve e observe as companhias que andam com os candidatos. Espero que o eleitor faça a melhor escolha possível, porque se escolher errado, Paço do Lumiar vai se acabar, pois não adiantará um candidato que não conhece deputado federal, candidato que não conhece os ministérios, que não tem amizade com ministro, candidato que não conhece Brasília, sem apoio de Brasília, sem emendas parlamentares. Sem recursos do Governo Federal, sem recurso do PAC, esse município não vai saí da escuridão.
CAMINHADA
No final do programa, Domingos Dutra informou aos ouvintes que participou na parte da manhã de uma caminhada no Residencial Carlos Augusto, próximo ao Maiobão, comunidade que ele ajudou a construir, como advogado da população, há 15 anos.
“Aqui é um absurdo: é lama, poeira, moradia de palha, nem parece que estamos no município a 22 km de São Luís. Paço do Lumiar é o município mais próximo da capital. Mas é o pior município que nós temos no Maranhão, por conta de 30 anos de governo desastrado, e a Bia vai receber o Prêmio de Pior Prefeita do Mundo, porque simplesmente não existe” - concluiu o parlamentar.
 
Assessoria de Imprensa