Comissão de Direitos Humanos apura denúncias sobre grupos de extermínio no Goias

Comissão de Direitos Humanos apura denúncias sobre supostos grupos de extermínio integrados por policiais militares em GoiásGrupo de parlamentares é comandado pelo presidente da CDHM da Câmara Federal, deputado Domingos Dutra, e terá encontros na Assembleia Legislativa, no Tribunal de Justiça e com o governador Marconi PerilloUm grupo de parlamentares que integram Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara Federal participa durante todo o dia de hoje (4), em Goiânia (GO), de uma diligência, com vistas a apurar denúncias sobre supostos grupos de extermínio integrados por policiais militares que está atuando no estado de Goiás.

A programação inclui audiências com familiares das vítimas e autoridade, na Assembleia Legislativa, no Ministério Público Estadual, no Tribunal de Justiça e no Palácio das Esmeraldas, sede do governo estadual. A diligência é comandada pelo próprio presidente da Comissão, deputado federal Domingos Dutra (PT-MA), e participam, ainda, os deputados Erika Kokay (PT-DF), Padre Ton (PT-RO) e Marina Santanna (PT-GO).

Os deputados federais vão apurar as denúncias de assassinatos e desaparecimentos de jovens na periferia de Goiânia, o assassinato do jornalista (comentarista esportivo) Valério Luiz, ocorrido no dia 5 de julho deste ano, a morte de um advogado, além de ameaças de mortes a procuradores e promotores de justiça.

As denúncias foram encaminhadas à Câmara dos Deputados pela Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, através de um relatório sobre ação de grupos de extermínio, que supostamente teriam a participação de policiais militares.

O governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), confirmou por meio de sua assessoria, que receberá os deputados federais, no Palácio das Esmeraldas, às 15 horas. Após a reunião (15h45), a comitiva da Câmara Federal concederá coletiva à imprensa na sede do poder Executivo goiano.

Antes, na parte da manhã, os parlamentares participarão de uma audiência, na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, com o presidente da AL, deputado estadual Jardel Sebba (PSDB), e o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa, deputado estadual Mauro Rubem (PT) – um dos vêm sofrendo ameaças de morte no estado.Depois, a comitiva participará de um encontro com representantes da sociedade civil para tratar das denúncias da ação de grupos de extermínio no estado.  Os deputados também terão uma audiência com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, desembargador Leobino Valente Chaves, e outra, no Ministério Público do Estado, com o Procurador-Geral de Justiça, Benedito Torres Neto.   

Assessoria de Imprensa