Acessibilidade volta á ser discutida na Câmara Municipal

Apedido da vereadora Rose Sales [PC do B], a Câmara Municipal de São Luis realizou nesta segunda-feira, 12, uma audiência publica para discutir sobre a acessibilidade das pessoas com deficiência no âmbito do Município de São Luis.
O objetivo de analisar e revelar novos rumos de políticas voltadas para as pessoas com deficiência na cidade de São Luís, foi discutido entre autoridades e a sociedade civil organizada, vários segmentos participaram do debate, a exemplo do conselho estadual de pessoas com deficiência, secretarias municipais como a SMTT, SEMCAS e de Governo Municipal.
Ao abrir a audiência, a vereadora Rose Sales disse que rediscutir a acessibilidade significa um momento diferenciado de interlocução participativa dos segmentos da sociedade e também um descobrimento de uma Legislação crescente principalmente municipal aglutinada à força política e organizacional. A parlamentar, acrescentou ainda, que haja uma declaração concreta de compromisso com as diversas debilidades e ausências de políticas públicas de forma especial como a Coordenação Municipal de Pessoas com Deficiências para que seja implantada para recepcionar todas as demandas.
Representando o prefeito João Castelo, a secretaria de governo Raquel Abreu reconhece que á muita coisa para ser feita, mas destaca alguns avanços na política social do Governo João castelo. Raquel ressalta também que o prefeito João Castelo instituiu o comitê gestor da agenda social de acessibilidade e informou que a prefeitura vai investir cerca de um milhão de reais para a acessibilidade no Centro Histórico de São Luis.
A secretaria de assistência social Rosely Ramos também desta o compromisso do prefeito João Castelo na prioridade no atendimento as pessoas com deficiência.
O secretario de transito e transporte de São Luis José Ribamar Oliveira garante que 29% dos ônibus que circulam na capital estão adaptados com elevador para pessoas com deficiência.
O vereador Josué Pinheiro [PSDC], lembrou aos participantes que está em tramitação na Câmara um projeto de lei de sua autoria que regulamenta a construção de prédios adaptados com rampas de acesso para pessoas com deficiência.
O vereador Vieira Lima [PPS] que presídio a audiência informou que será formada uma comissão de vereadores que estarão discutindo com os secretários as melhorias dos atendimentos aos deficientes.
Esta foi à terceira audiência publica realizada na Câmara de São Luis, para discutir á acessibilidade.