Castelo vistoria obra de pavimentação na área do antigo Canal do Caratatiua


O prefeito de São Luís, João Castelo, vistoriou, na tarde desta quarta-feira (21), o início da obra de pavimentação que inclui a Rua Pedra do Sol, a Travessa do Babaçu e outras vias localizadas no entorno do antigo Canal do Caratatiua. A área, que já passa por serviços de terraplanagem, receberá ainda drenagem, sarjetas e meio-fios, novo canteiro central e asfaltamento.

A obra abrirá alternativa de tráfego para veículos e desafogará o trânsito na região, beneficiando diretamente bairros como Caratatiua, Alemanha, Ivar Saldanha e João Paulo. “Isto aqui era uma obra inacabada, que virou, ao longo dos anos, um lixão e um vergonhoso esgoto a céu aberto. Mas tudo isto vai acabar”, garantiu Castelo.

Depois de percorrer toda a extensão da obra, que possui mais de 400 metros, Castelo disse que diversas artérias da cidade – a exemplo da Avenida Santos Dumont, que está sendo completamente recuperada - irão ganhar melhorias urbanas. “São Luís vai virar um canteiro de obras”, afirmou.

Durante a visita, o prefeito manteve contato direto com a comunidade. “Eu moro há 50 anos aqui e é a primeira vez na minha vida que vejo um prefeito vir pessoalmente para acabar com os problemas das ruas deste nosso bairro”, afirmou o mecânico César Antônio Martins, de 59 anos, que fez questão de cumprimentar e parabenizar João Castelo pela iniciativa da Prefeitura.

Uma obra há muito tempo esperada – Os serviços de drenagem e asfaltamento eram uma reivindicação antiga dos moradores do Caratatiua. De acordo com o comerciante Francisco de Assis Nascimento Leite, mais conhecido como Assis Ericeira, que mora há 27 anos na Rua Pedra do Sol, os problemas da via nunca mereceram a atenção de gestores anteriores.

“Esta nossa rua interliga o Caratatiua aos bairros da Alemanha e do João Paulo, mas, lamentavelmente, estava intrafegável. Agora, as coisas começam a melhorar”, afirmou Assis Ericeira.

O chefe da Assessoria Técnica da Prefeitura, o engenheiro João Rodolfo, que acompanhou João Castelo na vistoria, garantiu que a Prefeitura de São Luís vai executar no local todos os serviços necessários para deixar a área, conhecida como Canal do Caratatiua, em condições dignas de trafegabilidade tanto para pedestres, quanto para motoristas.

“A Prefeitura vai realizar serviços de drenagem para escoar toda a água da chuva que desce para a rua e que seguirá seu percurso por um canal. Estamos preparando o local para aplicar asfalto nas duas vias que compõem a rua Pedra do Sol e toda a Travessa do Babaçu”, explicou João Rodolfo.

Acompanharam João Castelo também na vistoria os secretários-adjuntos de Obras e Serviços Públicos, Ricardo Medeiros, e de Desporto e Lazer, João Batista, além do secretário de Comunicação, Edwin Jinkings.

A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) está trabalhando na área com a utilização de caçambas, pá-carregadeira, patrol e de uma retoescavadeira, que fazem a limpeza do local, retirando lixo, entulhos e mato, para facilitar os serviços de terraplanagem e drenagem e, posteriormente, o asfaltamento.