Acusado estelionato é preso escondido em pousada na Litorânea

Aurélio Adriano Costa do Nascimento, de 29 anos, foi preso na manhã desta segunda-feira, dia 26, acusado de estelionato. Ele foi pego após dois meses de investigações realizadas pelo departamento de combate a crimes tecnológicos, órgão da Delegacia de investigações criminais (Deic), comandado pelo delegado Breno Galdino.

O acusado foi preso depois que os agentes da Deic tiveram informações que ele estava em pousada localizada na Avenida Litorânea. “Fizemos uma campana e esperamos ele aparecer. Depois de alguns instantes, conseguimos prendê-lo”, contou o delegado Breno

O acusado já tinha passagens pelo Piauí e Distrito Federal. No Maranhão existia inquéritos abertos contra ele, mas nunca tinha sido preso. “Ele aplicava golpes em vários Estados, às vezes ele estava no Piauí e depois no Maranhão. Ele não tinha uma residência fixa”, declarou Galdino.

Os golpes eram freqüentes. Segundo o delegado, o estelionatário vendia produtos como notebooks e câmeras fotográficas no mercado livre, mas após o negócio fechado com o desavisado, a pessoa nunca mais tinha noticia dele. “Ele era astuto, fazia com que a pessoa depositasse o dinheiro na conta, mas o produto nunca aparecia”, afirmou.

A Deic estipula que mais de 100 pessoas foram vítimas do acusado. “As investigações indicam essa quantia de pessoas prejudicadas, mas estamos investigando”, contou. No entanto, apenas 10 vítimas entraram em contato com a Deic após saberem da prisão de Aurélio. O acusado usava mais de 60 e-mails diferentes na prática dos golpes. “Enquanto ele aplicava golpe em uma com o e-mail, com o mesmo artifício, aplicava golpe em outro por um e-mail diferente”, disse.

Na internet, a péssima fama do estelionatário é notória. Conforme o delegado, as pessoas que já foram vítimas do acusado criaram uma comunidade no Orkut para prevenir outras pessoas do golpista. A comunidade foi auto intitulada “Aurélio Adriano já te Lesou”?