Castelo entrega obra do Centro de Saúde da Liberdade e anuncia reforma em mais 42 unidades


O prefeito de São Luís, João Castelo, e o secretário municipal de Saúde, Gutemberg Araújo, entregaram, na manhã desta segunda-feira (26), as novas instalações do Centro de Saúde da Liberdade. A unidade recebeu obras de ampliação, adequação e reforma para atender, com mais qualidade, aproximadamente 12 mil pessoas que procuram os serviços prestados no local.

Durante a solenidade de inauguração, João Castelo anunciou que mais 42 das 90 unidades de saúde da rede municipal irão entrar em reforma simultaneamente. “O Centro de Saúde da Liberdade há muito tempo estava precisando de uma reforma como essa. Por isso, hoje nós estamos entregando uma moderna unidade totalmente ampliada, restaurada e equipada para prestar um serviço melhor à população. Além disso, nós já determinamos a restauração de 42 unidades de saúde das 90 que existem atualmente na cidade, num processo que faz parte da reconstrução da nossa rede municipal”, enfatizou.

A inauguração das novas instalações do Centro de Saúde contou, ainda, com a presença da primeira-dama do município, Gardênia Ribeiro Gonçalves, do secretário municipal de Saúde, Gutemberg Araújo, dos vereadores Vieira Lima, Chico Viana e Josemar Pinheiro, além de secretários municipais, staff da Semus, imprensa e demais convidados.

A reforma do C. S da Liberdade surgiu da necessidade de melhorar a infraestrutura da unidade para adequá-la a uma demanda maior. Além da estrutura física, foram adquiridos novos equipamentos, como macas, armários de vidro, longarinas, ventiladores, aparelhos de ar-condicionado e um novo gabinete odontológico.

“Com o fechamento do PAM Diamante, os moradores dos bairros adjacentes recorreram à unidade de saúde mais próxima. O atendimento na Liberdade praticamente triplicou. Para atender o público com mais qualidade, como todo cidadão merece, resolvemos reformar o local, ampliando algumas salas e adequando-as à nova realidade de atendimento”, destacou o secretário municipal de Saúde, Gutemberg Araújo.

Atendimentos


O C. S. da Liberdade atende às áreas e adjacências dos bairros da Liberdade, Monte Castelo, Camboa, Fé em Deus, Diamante, Jaracati e Sítio Novo com especialidades médicas em obstetrícia, ginecologia, pediatria e clínica geral.

“A unidade realiza também atendimento odontológico, coletas para preventivo, planejamento familiar, aconselhamento para gestantes, adultos e idosos e, como Unidade de Saúde da Família, estão integrados às ações os programas federais de Hipertensão, Diabetes, Hanseníase e Tuberculose”, lembrou a diretora do Centro, Adriana Gonçalves.

Após a reforma, a estrutura física do C.S da Liberdade passou a contar com 11 consultórios, farmácia, salas de fisioterapia, de nebulização, de curativo, de triagem, de coleta de preventivo e de vacina, consultório odontológico, banheiros de funcionários e de usuários, auditório para realização de cursos e palestras, além do setor de marcação de consultas.

“As consultas são marcadas na própria unidade, de segunda a sexta-feira, a partir das 5h30. Geralmente, o usuário marca em um dia e é atendido no outro, o que acaba gerando uma rotatividade mensal, em média, de 12 mil atendimentos”, apontou a diretora da unidade, informando que, além desse número, as equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) acompanham três mil famílias no entorno e adjacências do C.S da Liberdade.



Atividades paralelas - O C.S da Liberdade conta, ainda, com um programa/convênio com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), chamado Saúde na Escola, onde a cada semana uma equipe formada por médico, enfermeira, técnico de enfermagem, dentista e técnico em higiene bucal vai a uma escola para realizar triagens e encaminhamentos de alunos quando necessário. São realizadas, também, palestras educativas junto aos estudantes.

Outro projeto da unidade está voltado à atenção ao idoso. Uma vez por mês, os idosos atendidos participam de passeios turísticos, onde podem desenvolver relacionamentos interpessoais e ampliar o conhecimento sobre a história de São Luís e sua cultura. Durante os passeios, são repassadas, também, informações sobre alimentação saudável, cuidados com a saúde e melhoria da qualidade de vida.

Equipes de atendimento

Com a reforma, o C.S da Liberdade contará com um amplo quadro de profissionais para realizar o atendimento aos usuários:

- Quatro equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) – cada uma com um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e 11 agentes de saúde. Além de consultas na unidade, os profissionais realizam visitas domiciliares às quintas-feiras, revezando-se semanalmente.

- Uma equipe do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) – composta por uma enfermeira e 11 agentes de saúde;

- Uma equipe de Odontologia – formada por um dentista e um técnico em higiene bucal.