Castelo vai investir mais de um milhão de reais em reetruturação de Unidades de Saúde em São Luis.

O prefeito de São Luis João Castelo (PSDB), assinou nesta terça-feira, 24, a ordem de serviço de reestruturação de 42 unidades de saúde de atenção básica.

A solenidade aconteceu na Praça Maria Aragão, com presença de vários secretários e dezenas de funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, logo após a assinatura da ordem de serviço, o prefeito entregou 100 cadeiras de rodas para pessoas com deficiência, inscritas no Programa de Órtese e Prótese do Município.

O Programa de Órtese e Prótese é parte da Política Nacional de Atenção à Pessoa com Deficiência e é necessário que os estados e municípios organizem os serviços de reabilitação no âmbito da Saúde.

O objetivo do programa é contribuir para a autonomia, independência e melhoria da qualidade de vida do usuário com deficiência.
Dona Vânia Maria Matos, mãe de Ingrid uma das pessoas beneficiadas com o programa, disse que ficou gratificada, e ressalta que as crianças especiais precisam de maior proteção.

“Fiquei muito gratificada, porque as crianças especiais precisam de uma proteção gigantesca, e às vezes agente não têm, as crianças necessitam de tratamento odontológico, fisioterapeuta, e muitas das vezes esse custo é muito caro pra nós mães de crianças especiais, então foi gratificante este gesto da Prefeitura de São Luis”.

O secretario de saúde Gutenberg Araujo, explica que quando recebeu a Secretaria criou os focos de trabalho, primeiro foi recurso humano, o segundo foi às condições de trabalho e o terceiro foco, foi exatamente reestruturação das unidades.

“Quando nós chegamos à Secretaria criamos os focos de trabalhos, a nossa primeira preocupação foi com recurso humano, foi com os profissionais da saúde, existia uma grande quantidade de falta de profissionais, por determinação do prefeito sobre tudo principalmente na questão de urgência e emergência hoje não falta profissionais, o segundo ponto foi essas unidades todas do município com condição de trabalho, agora na terceira fase vamos procura reestruturar todas as nossas unidades de saúde do Município”, disse Gutenberg.

O prefeito João Castelo, anunciou a construção de mais três centros de atendimentos especiais de odontologia em São Luis.
“Alem de reformar quarenta e duas unidades de saúde, vamos também construir mais três centros de atendimentos especiais de odontologia, semelhante ao que nós inauguramos recentemente no bairro da Alemanha”, anunciou o prefeito.
João Castelo anunciou também que vai iniciar a obra do novo hospital de urgência e emergência.

“O novo hospital, eu espero dentro de no maximo trinta dias lançar a concorrência publica, e começar a obra ainda este ano, eu queria começar antes do aniversario de São Luis, mas a burocracia não permitiu que agente no prazo mais curto fizéssemos isso, assim sendo agente tem que ter paciência e vencer estas etapas e fazer aquilo que o povo precisa, mas espero até o fim do ano que vem estar com o hospital muito bem adiantado, eu não digo pronto porque é uma obra de uma magnitude imensa, mas pelo menos a parte civil eu quero deixar pronta ou quase pronta”, completou João Castelo.

As obras de reestruturação, das 42 unidades de saúde e a construção dos novos postos de saúde estão orçadas em aproximadamente R$ 1,8 milhão, e serão realizadas pela Prefeitura de São Luis em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS).
As duas Unidades de Saúde da Família serão construídas no Residencial Paraíso e no São Francisco.