Professores da rede estadual podem entrar em greve nesta terça-feira

Professores da rede estadual de ensino decidem na próxima segunda-feira (30), se entram em greve por tempo indeterminado. A categoria se reúne durante assembléia que ocorre às 15h no auditório da Fetiema na Praça da Bíblia no centro de São Luís, e caso seja confirmada, a greve já inicia na terça (01).

Segundo a assesoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão (Sinproesemma), durante esta semana foram realizadas várias assembleias regionais. Em todas elas, como em Codó, Pedreiras, Imperatriz, Santa Inês, Caxias, Barra do Corda, Timon e Itapecuru, foi aprovada a paralisação de 144 horas, a partir do dia 1º de setembro.

Outras assembléias serão realizadas no fim de semana, e devem tomar a mesma decisão, na avaliação do presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro. Em relação de São Luís, a expectativa também é a mesma. Segundo o sindicalista, não está descartada a realização de greve em toda rede estadual de ensino por tempo indeterminado.

Em nota divulgada à imprensa semana passada, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Maranhão (Sinproesemma), afirma que o governo do Estado por meio da Secretária Estadual de Educação (Seduc), estaria desrepeitando os professores ao apresentar um anteprojeto de lei de Estatuto, que rasgaria mais de um ano de debates internos da classe e dela com o próprio governo.