Vieira Lima destaca remanejamento de famílias ameaçadas de inundações.

A Prefeitura de São Luís está concluindo a elaboração de um projeto executivo para a realização de obras de infra-estrutura do Programa de Recuperação Ambiental e Melhoria da Qualidade de Vida da Bacia do Bacanga. O conjunto de ações prevê melhorias de urbanização com o objetivo de permitir o remanejamento de famílias, que hoje ocupam áreas de risco de inundação nas proximidades da Barragem do Bacanga.
O vereador Vieira Lima [PPS], discursou na Tribuna da Câmara Municipal nesta segunda-feira 09, para destacar as ações desenvolvidas, tanto pelo Poder Executivo Municipal, como também pelo Governo do Estado.
“Nós temos acompanhado a situação da bacia do Bacanga, fizemos aqui na Câmara uma audiência publica para expor os perigos da barragem do Bacanga para as famílias, tivemos participação de representantes de vários órgãos, tanto Municipal com também Estadual. Então agora nós estamos parabenizando a iniciativa dos órgãos competentes, principalmente o Poder Executivo Municipal e o Poder Executivo Estadual. O Municipal porque está providenciando o remanejamento dos moradores da área de risco, e o Estadual no sentido de está fazendo licitações para começar as obras de recuperação da barragem”, disse Vieira Lima.
Pelo projeto, a Prefeitura de São Luís também vai urbanizar uma área de 20 hectares para construir 596 unidades habitacionais que abrigarão famílias de baixa renda localizadas em áreas de risco de desmoronamento e de inundação ou em lugares úmidos e insalubres.
O secretário municipal de Projetos Especiais, Francisco Barros, explicou que uma das prioridades será a execução de um aterro hidráulico, visando ao remanejamento de famílias, que hoje residem em áreas com risco de inundações, especialmente nos bairros Sá Viana, Jambeiro e Piancó, para locais seguros.
A previsão é que a execução das obras seja iniciada no início de 2011. “É importante frisar que o planejamento de ações, por uma expressa determinação do prefeito João Castelo, está sendo precedido de amplos cuidados com as questões sociais e ambientais”, enfatizou Francisco Barros.
De acordo com o secretário Francisco Barros, o Programa Bacanga contará com 23 milhões e 760 mil dólares de contrapartida da Prefeitura de São Luís, o que representa 40% do valor total do projeto que é de 59,4 milhões de dólares. Ele será financiado pelo Banco Mundial (BIRD), que investirá 60% dos recursos, ou seja, 35 milhões e 640 mil dólares.
Saneamento básico – Por uma determinação do prefeito, o prolongamento do Canal do Coroado, no bairro de mesmo nome, foi tratado como prioridade dentro do Programa com o objetivo de sanar os graves problemas de alagamento e saneamento básico da comunidade, que reivindicava, há mais de 20 anos, a ampliação do mesmo até a Avenida dos Africanos.
Também estão sendo contratadas pela Prefeitura de São Luís as obras de reforma da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Sacavém e a recuperação da Barragem do Batatã. Estas obras visam melhorar o funcionamento do Sistema do Sacavém, que abastece de água 181 mil habitantes de São Luís, e desafogar o Sistema Italuís para beneficiar, indiretamente, toda a população da cidade.