TRE vai simular Eleição em Paço do Lumiar e Raposa

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão promoverá no dia 21 agosto, em Paço do Lumiar e Raposa (93ª Zona Eleitoral), Eleições Simuladas. O seu objetivo é possibilitar o treinamento do voto pela população e testar o novo sistema de votação biométrica.

O sistema de votação biométrica foi implantado no Estado no ano passado, tendo como pioneiros os municípios de Paço do Lumiar e Raposa. O sistema identifica o eleitor através da impressão digital e a fotografia do eleitor, tornando a votação mais segura, uma vez que inviabiliza dúvidas quanto à identidade do cidadão.

O evento, que tem a coordenação da Juíza da 93ª ZE, Dra. Vanessa Clementino Sousa, e da Juíza de Direto de Raposa, Dra. Rafaella de Oliveira Saif Rodrigues, reproduzirá todo o procedimento a ser adotado no dia das eleições (03/10), que vai desde a emissão da zerésima e inicialização das urnas, até a totalização dos votos.

No dia 21 de agosto, sábado, os eleitores poderão comparecer ao seu local de votação e seção eleitoral, das 8 às 12 horas, portando o título e documento com foto a fim de participar da simulação.